Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Recebi o retorno de Harvard

Alguns posts atrás, eu comentei sobre o artigo de Harvard que sugeria que a corrida descalça trazia menor impacto para o corpo e, portanto, menor chance de lesão. Embora o estudo tenha sido patrocinado pela Vibram, como me alertou o Morgado, o que pode ter enviesado a análise, eu resolvi explorar um pouco mais o assunto.

Fiquei na dúvida se os autores do estudo acreditavam que os benefícios vinham de correr com os pés descalços ou de correr pisando primeiro com o meio ou frente do pé, ao invés do calcanhar. Resolvi então enviar um email para eles, e agora recebi a resposta. Vejam abaixo:

Minha pergunta:
Minha dúvida é se a redução de impacto ocorre porque corremos descalços ou porque, quando corremos descalços, tendemos a pisar com a parte mais frontal do pé. Em outras palavras, se eu for capaz de pisar com a parte frontal do pé, mesmo usando tênis, estará tudo bem? É possível fazer isso usando os tênis convencionais, como o Nike Vomero, por exemplo?

A resposta da equipe do Dr Lieberman
É absolutamente por causa da maneira que você atinge o solo, não devido ao que está nos seus pés. Você pode ter uma pisada frontal descalço, em tênis minimalista ou em tênis convencionais e ainda assim atingir o solo suavemente.
Assinado por: Adam Daoud

Em inglês:


Pergunta: "My question is whether the impact reduction occurs because we are running
barefoot or because, when we run barefoot, we tend to have a forefoot strike
pattern. In other words, if I am able to land with the forefoot even using
shoes is that OK as well? Is it possible with the current conventional running
shoes, like Nike Vomero, for instance?"
Resp: "It is absolutely because of the way that you strike the ground, not because of what's on your feet. You can forefoot strike barefoot, in minimal shoes, or in standard shoes and have a gentle landing."

A resposta veio dentro do que eu esperava. Por enquanto vou nessa linha, de correr com tênis convencional com pouco amortecimento, buscando reduzir a passada e pisando com o meio ou frente do pé.

Update da contusão: Consegui correr ontem, domingo! Mas a dor no tornozelo ainda está lá. Diria que, em uma escala de 0 a 10 ela passou de 6 para 5.5. Vou procurar focar essa semana na musculação e cross training de spinning e correr só no domingo para ver se vou melhorando.

11 comentários:

  1. Legal, gostei do post.
    Bons treinos
    Simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Li o anterior e achei muito legal a pesquisa que você fez para postar um conteúdo de qualidade. Acho q esse tema ainda será muito discutido assim como a questão do alongamento é bastante discutida.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa Sérgio!!
    Gostei de ver, muito bom o post.
    Bjos e bons treinos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, gente, pela visita e comentários! Essa questão da forma de pisar está em todos os fóruns, a Runners americana tem dado bastante espaço. É uma pena que não tenhamos nenhum estudo realmente conclusivo tipo colocar umas 50 pessoas para correr descalço, 50 com tênis minimalista e 50 com tênis com amortecimento e ver quem tem mais lesão depois de 2 anos. Esse seria um bom teste... mas acho que é questão de tempo.

    ResponderExcluir
  5. Que ideia legal. Parabens.
    Sergio, tente contar as passadas que vc faz por minuto com cada perna. Falam que 96 seria um bom número. Descalço é impossível ampliar a passada, calçado já é mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Sérjão muito boa a sua idéia de compartilhar conosco essa idéia, pois agora tá uma onda de corredores correrem descalços que tá que tá...Bom eu nunca correria descalços ainda mais que corro Ultras.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. Xampa, vou contar os passos para ver. Depois te digo quanto deu.
    Jorge, obrigado pelo comentário, estava sumido, hein?! também acho que correr descalço não é para mim. Mas se puder sempre correr com um tênis mínimo e barato melhor assim! Te vi na chegada da Maratona do RJ.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. oi, sergio!

    muito legal sua iniciativa de buscar na fonte (e que fonte! harvard, hein!!!)a explicação para essa questão!
    o problema é acertar a pisada!
    desde julho estou tentando me policiar pra mudar a pisada usando o tênis com amortecimento mesmo! mas de vez em quando tenho uma recaída, e dá-lhe calcanhar rsrsrsrsrs

    seria bom ver resultados de uma pesquisa como essa que você sugere!

    vamos ver, talvez até já tenha alguém estudando isso!

    melhoras pro tornozelo!

    bjs na família toda;)

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido muito a respeito das técnicas de "pouso" do pé. Tenho uma pronação severa e me preocupo muito com lesões. Já li sobre o "pose method" (http://www.posetech.com/) e outros vídeos já assisti e tenho chegado a esta conclusão também. Lendo a respeito com outros leitores só corrobora a conclusão que já tinha chegado. Outro vídeo muito bom consegui do evolution running (http://www.evolutionrunning.com/) todos falando sobre tal assunto.

    ResponderExcluir
  10. Olá Sergio, me chamo Pedro e estava de passagem pelo seu blog procurando saber mais sobre o tal estudo de Harvard que pondera sobre a forma de se pisar. A minha dúvida é: você acha que o dr. Lieberman foi influenciado pelos seus patrocinadores em sua pesquisa?

    ResponderExcluir
  11. Pedro,
    Sinceramente eu acho que não. Já li muitas pesquisas depois disso que vão na mesma linha. Veja o post http://corredorfeliz.blogspot.com/2010/08/estado-da-arte.html , onde comento mais. Uma fonte ótima, que sempre cito, é o Runblogger.com. O autor é um professor de anatomia e corredor que está permanentemente pesquisando o tema. Lá ele comenta e faz links de vários outros artigos. A propósito, seu tênis preferido é um Saucony Kinvara, além dos minimalistas, mas ele pouco usa o VFF. Sugiro você ler alguns desses artigos, se quiser realmente se aprofundar no tema. Esse estudo de Harvard foi apenas um ponto de partida, embora tenha recebido muita publicidade.
    Se quiser discutir mais, e se preferir, me envie um email para corredorfeliz@hotmail.com.
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...