Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Relato de Prova: Faz um 21, em dupla



Ontem foi dia da prova Faz um 21, em Niterói. Com a Zona Norte do Rio de Janeiro ainda em guerra, fui eu para Niterói minutos antes da invasão da Favela do Alemão, pelas forças de paz.

A prova estava marcada para às 8:21h, mas eu dormi mal, ansioso, e "acordei" pela última vez por volta das 6:05h. Curioso que eu achei que nem estava tão preocupado, mas não adianta, é impossível dormir bem em véspera de prova. A prova era de 10,5k, mas corrida em dupla sem revezamento, ou seja, os dois atletas faziam o mesmo percurso e o tempo era somado.

O calor era muito forte, mas a hidratação, ainda bem, foi adequada. Apenas em um posto, dos 5, senti a água quente. Nos demais estava gelada. Não havia isotônico, o que eu acho normal para uma corrida desta distância. Em cada posto usei a estratégia de pegar dois copos, tomava metade de um e jogava boa parte do restante na cabeça. Acho que esse ponto funcionou bem e, ainda que tenha sentido o calor, consegui manter a temperatura corporal dentro do razoável. O tênis não chegou a encharcar.

Fiz o tempo de 1h1'24", com pace médio de 5'50", dentro do que eu esperava para o percurso. O trecho tinha duas subidas, a primeira bem forte. As pessoas com quem conversei acharam a prova bem difícil. O colega de dupla fez tempo parecido, foi 17 segundos mais rápido, e chegamos 115º em um total de 190º duplas masculinas. Isso pelo tempo líquido, porque o site divulgou tudo pelo tempo bruto, o que eu acho injusto.

Um problema foi que me senti muito fraco após a corrida, algo que não costuma acontecer nos meus treinos que, às vezes, são até mais longos. Só me recuperei após dormir no meio da tarde. Devo ter feito uma hipoglicemia devido à alimentação inadequada. A questão é que comparado aos meus treinos, a diferença entre o horário em que acordei e o fim da prova foi bem maior (normalmente são 2 horas, desta vez foram 3 horas e quinze minutos) e, além disso, o calor era bem maior que o que estava acostumado e eu tinha dormido mal, gastando muito mais caloria durante a noite. Sem falar que na noite anterior também não havia comido muito. Pela manhã, comi um sanduíche de um pão de forma integral cortado ao meio com queijo minas, um copo pequeno de suco e uma pera. Momentos antes da largada comi mais 4 biscoitos maizena que havia levado e uma paçoca pequena. Não comi nada durante a prova. Após a prova comi uma maça, duas bananas pequenas e uma barra de cereal. Parece razoável, mas não funcionou. Provavelmente a questão da noite e madrugada tiveram seu peso.

A semana de treinos foi como planejada, não reduzi para a prova:

2ª feira: spinning
3ª feira: treino na esteira - 8' aquec + 6 séries (3'45" a 5'/km + 1'15" a 6'40"/km) + 5' desaquec
4ª feira: off
5ª feira: spinning
6ª feira: treino na esteira - 8' aquec + 6 séries (3'45" a 5'/km + 1'15" min a 6'40"/km) + 5' desaquec
sábado: off
domingo: 10,5K em 1h01'24" (Niterói, asfalto, prova)

No próximo domingo tem o Circuito das Estações, onde vou correr os 10k.

13 comentários:

  1. Sérgio,
    Acho que você fez tudo certinho em relação a alimentação, mas ninguém explica por que tem dias bons e ruins nas nossas corridas. Às vezes, tenho dificuldades para dormir depois da prova. Em relação a água também sempre pego dois copos. Quando tem gelo coloco um pouco no chapéu e vou administrando para minimizar a temperatura, principalmente na coxa. Parabéns por mais um desafio.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. oi, sérgio!!!

    parabéns!!!
    acho bem interessante esse tipo de prova em equipe que apenas soma o tempo, sem revezamento!
    você se saiu muito bem!

    talvez a fraqueza não tenha sido pela alimentação... acho que até que você se alimentou bem, antes e depois! só se for um resultado da alimentação durante a semana também!
    não sei!
    acho mais provável que o calor tenha deixado você com essa sensação! aqui em sampa também tá um forno!!!

    bons treinos,
    e boa sorte no circuito das estações!

    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. pois é, Gilmar, fiquei sem saber. Pode ser que seja só isso mesmo. Por via das dúvidas vou reforçar um pouco mais a alimentação antes na próxima semana, quando tenho outra prova de 10k. Uma coisa que não mencionei foi que fiquei com um pouco de fome no trecho final da prova.
    Valeu pela força!
    abração,
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Elis, obrigado! pode ser o calor também. Estava demais. Muita gente reclamou. Só sei que eu fiquei pensando que já fiquei assim para correr 10,5k, imagina para correr 21k ou 42k? Vou tentar descobrir o que foi...

    bjs,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Enquanto vcs corriam em Niterói e estava fazendo calor, vc chegou a saber quanto estava de temperatura??? Pois na Ultra de Campinas chegou a 42 graus muito quente...Mesmo vc não indo 100% para essa prova vc e sua dupla estão de parabéns, eu já corri essa etapa em 2008 em Niterói corridaço, naquele ano a organizacao da prova sorteou varios ipods, ainda continua sorteando ou não?
    Se cuida ae, bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Jorge, estava muito quente. Acho que cheguei a ver em um termômetro 31º, mas não tenho certeza. Na Praia de Icaraí o termômetro estava na sombra e estava marcando 25º.
    Teria o sorteio sim dos ipods. Só que eu tinha deixado o carro lá na largada e ainda tinha que pegar um ônibus até lá, e acabei não esperando. Acho que os amigos não iam querer esperar também.
    Valeu! Bons treinos para você também!
    abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  7. Amigo Sérgio !!
    Tenho quase certeza que a sua noite mal durmida foi a grande responsavel pelo seu cansaço fisico ., descanço é tudo amigo !!
    Como sua prova foi no domingo ., o macete que eu uso é durmi mal de sexta pra sabado pois de sabado pra domingo estou exausto e apago !!!
    Experimenta fz isso funciona !!
    Aparece aqui em Volta redonda dia 12/12 , vai ter uma corridinha showw confere la nesse site : www.portalvr.com

    Um abraço amigo e continue firme
    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  8. Romildo,
    pode ter sido a noite mal dormida, embora as pesquisas mostrem que isso não costuma interferir muito. O risco de dormir mal de sexta para sábado é dormir mal também de sábado para domingo e aí são duas noites sem dormir direito, né? mas que bom que você consegue fazer isso e dormir bem no sábado. O negócio é a coragem de fazer a primeira vez...
    A prova de Volta Redonda parece que vai ser boa mesmo, mas para mim fica um pouco complicado. Obrigado pelo convite!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Se pace foi ótimo para o percurso e temperatura da prova. Parabéns!
    Nunca fiquei nervosa, sorte a minha, imagine ficar nervosa e prejudicar ainda mais o meu pace de lesma? hahaha
    Eu vou correr a Meia da Ponte, mas estou pensando em participar de duas em 2011. Vamos ver, vamos ver!!!

    Beijos e até domingo!!!

    ResponderExcluir
  10. A Asics veio forte com as Meias, vamos analisar!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado!
    Na véspera eu penso que estou calmo, mas não consigo dormir bem, não tem jeito. Lesma (lesmo?) sou eu, que "morro" para correr 10k he he
    Quanto ao domingo, marquei com uns amigos de nos encontrarmos do lado direito do palco, umas 7:20h. Será que você consegue ir? vamos nos ver! é muito bom passarmos a energia positiva de um para o outro.
    As meias da Asics prometem!
    beijos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela prova Sérgio.
    E quanto aos problemas acontecidos com você nessa prova deva ter sido um pouco pelo fato da noite mal dormida, pela alimentação, já que você disse que não alimentou-se adequadamente antes, e o fato de continuar os treinos normalmente na semana que antecede uma prova pode mudar um pouco o ritmo durante a prova.
    Eu as vezes cometo estes erros de continuar com os mesmos treinos na semana que antecede a prova e nem sempre vou bem no dia.
    O certo é manerar um pouco.
    Mas, de qualquer forma o que vale mesmo é que você foi e terminou mais uma bela prova na carreira.
    Abraço, bons treinos e tudo de bom pra você.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Tutta, pelo comentário. Os problemas da prova devem ter sido uma combinação de noite mal dormida, calor e alimentação insuficiente. Eu mantive os treinos porque essas provas de 10k eu estou fazendo só como preparação para os 21k. Não são um fim em si.
    Bons treinos para você,
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...