Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A corrida sem rótulo

Se houver um jeito de correr no paraíso, deve ser algo parecido com meu treino de ontem.

Corri na quinta da boa vista, em um horário em que o parque já estava fechado, mas ainda era dia. Sem marcação de distância ou velocidade. A maior parte na grama. Alternando tudo, velocidade, inclinação, terreno.

Me recuso a chamar esse treino de fartlek. Ele não pode ser classificado. Seria uma injustiça chamá-lo de qualquer coisa não-original. "Treino de sonho" talvez caísse bem. Ou não. Melhor não rotular, afinal, os momentos realmente memoráveis da vida não precisam de nome.

Cruzei com algumas poucas pessoas no começo do treino. Depois corri sozinho. Sensação maravilhosa.

Nunca me senti tão bem correndo. O calor já não era grande, para dizer a verdade a temperatura estava bem confortável. Ou eram meus sentidos me enganando. Não sei. O que importa é que eu sentia a temperatura perfeita.

Aquela grama sob os pés pareciam massagear meus pés, e a vontade de acelerar era tanta que, aí sim, tive que maneirar um pouco para não por tudo a perder. "Domingo tem longão", me repetia. Vi alguns pássaros. Passava ao lado do zoólogico. Mas só prestava atenção na minha corrida, estava focado. Procurei apurar a técnica, reduzir as passadas, fiz de tudo naqueles minutos que pareceram segundos porque passaram rápido.

O circuito permitia subidas. Em alguns momentos não resisti e encarei algumas. Sentia o ar inflar meus pulmões e os batimentos se acelerarem. Sentia a própria vida em toda a sua plenitude.



Ontem não sei quanto corri nem a que velocidade. Só sei que foi bom demais...

(Momento realidade:

Ao final, comecei a ficar com medo de não ter como sair do parque, mas o treino estava tão bom que eu fui ficando. Imaginei que eles fariam uma última varredura antes de fechar. Não foi bem assim. Quando terminei o treino e cheguei no portão, a Guarda Municipal tinha acabado de fechar e não me permitiu sair. Conclusão: tive que correr mais 20 minutos para sair do outro lado do parque e passar, já no escuro, em um local perigoso onde moças de vida fácil (ou difícil, depende do ponto de vista) já começavam sua jornada. Voltei a realidade de uma forma rápida. Mas continuei correndo. O treino que era para ser de 40 minutos virou 1h05min.)

12 comentários:

  1. oi, sérgio!!!

    um ritmo tão fluido, o de sua corrida e de seu relato!
    meus olhos deslizaram pelas frases, assim como seus pés deslizaram pela grama!

    um treino de sonho... e no final, quando você se deu conta da realidade, me senti como acordando desse sonho!

    ficou muito legal mesmo!

    e esse treino, realmente especial!
    já tive alguns poucos treinos assim!
    correr fica fácil, e extremamente prazeroso...

    que você tenha mais treinos de sonho como esse!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Elis!! O treino foi realmente inspirador demais! Acho que estou aprendendo um pouco com seus relatos he he "tudo vale a pena se a alma não é pequena"
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,

    concordo totalmente com a Elis. Também tive a impressão de estar correndo junto contigo. Viajei lendo esse post. Parabéns de verdade, ficou muito bom!

    Boas corridas não rotuladas!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sérgio,
    Você tem mérito, vem correndo com regularidade. Mas a Quinta da Boa Vista é um pedaço do paraíso e correr ali deve ter sido algo sublime.
    Quando eu estiver no RJ vou fazer contato com você, com Ricardo e o Jorge para realizarmos a Corrida da Quinta. Elis e o Miguel BALEIAS serão os nossos convidados de honra.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Alessandro,
    Valeu! um grande elogio. É uma pena que nem todos tenham descoberto ainda o valor da corrida em suas vidas!
    Ótimas corridas para você,
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Gilmar,
    Obrigado! Sem dúvida vamos marcar esse treino. A farra será boa! Só não esquece a máquina fotográfica he he
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a tua descrição Sérgio, a fazer-me lembrar outros tempos em que eu pulava a vedação de uma pista de atletismo, para correr na relva e mesmo para fazer series na pista (outros tempos...)

    Sensação divinal essa que descreves e que tão bem conheço, apesar de andar um pouco esquecida :)

    Um beijinho de Portugal

    ResponderExcluir
  8. Ana,
    Obrigado pelas palavras! Faço votos então que breve retorne a sentir essa sensação divina!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sergio! Agradeço seu relato! Estou morando agora próximo à Quinta e estou querendo ir pelas manhãs, a pé, até la para correr, mas tanta gente tem comentado como o local é perigoso de tardezinha/noite que fico pensando semé tranquilo mesmo ir pela manhã. Bom, me dê um feedback, por favor? Vc costuma ir cedo ou sabe quem vai? Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina,
      Obrigado pelo comentário! corro lá sempre pela manhã cedo e nunca tive ou vi qualquer problema ou ato de violência. O fato dela ser cercada por grades dificulta a ação de bandidos e é policiada pela Guarda Municipal. Se bem que acho que bem cedinho (antes das 7:00h) a guarda ainda não chegou. De qualquer jeito, se há violência nunca vi!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
    2. Grata, Sergio! Já fui lá semana passada e o local é lindo!! Anda sou uma completa neófita na corrida. Estava caminhando, a principio, para começar a intercalar caminhada / corrida, até pegar o condicionamento. No primeiro dia que resolvo fazer isso, tive um batia enjôo!! Fiquei tão desanimada, principalmente porque tenho hipoglicemia e fico pensando se conseguirei mesmo ser uma corredora um dia. Se você tiver algum conselho de leitiura para quem está começando, como eu, eu agradeço! Um abraço!

      Excluir
    3. Cristina,
      a sua estratégia de alternar caminhada e corrida é a melhor mesmo. Não existe nenhuma contraindicação da corrida para quem tem hipoglicemia. Importante é você se alimentar antes do treino, mas não demais para não enjoar. Leite e derivados não são uma boa opção, por exemplo. O site o2porminuto é uma boa referência para iniciantes. O da revista Runners world Brasil também. Veja, por exemplo, http://runnersworld.abril.com.br/materias/corra/ . Espero ter ajudado.
      abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...