Na dúvida sobre a minha programação de treinos para o 1º semestre visando a Meia Maratona Caixa do RJ de julho, para a qual já me inscrevi, optei por uma solução intermediária. Aproveitarei os meses de janeiro e fevereiro para fazer meus treinos de base, com foco no reforço muscular e cross training. O ponto é que não farei uma sequência muito light de corrida, já que, devido às dificuldades que tive no ano de 2010 com contusões e mudança na forma de pisada, eu não vinha de uma temporada muito desgastante. Resolvi então fazer, a cada semana e nesses 2 meses, um treino de qualidade (vou alternar treinos intervalados, com ritmo e ladeira), um mais light e um longão, onde pretendo ir aumentando a distância paulatinamente.
Passados esses dois meses, farei cerca de 3 meses de treinos de qualidade, com 1 treino de ritmo, 1 de tiro, 1 longão e 1 de recuperação durante a semana. Continuarei fazendo o spinning e a musculação, provavelmente 2 vezes por semana. Se tudo der certo, em junho eu faria o polimento e estaria pronto para a prova. Como a prova é em julho, fica uma folga, para os eventuais percalços do caminho, que espero que sejam poucos.
O principal desses semanas será ir sentindo meu corpo, o que parece algo fácil mas não é tanto. Na musculação, por exemplo, é fácil se empolgar e colocar carga forte demais. O negócio é ir devagar e sempre. No spinning também, acaba forçando um pouco o joelho e a coluna, então tenho que entender quando é o momento de reduzir o ritmo dentro da própria aula, ou terminá-la mais cedo. Tenho que cada vez mais internalizar que 38 anos de idade não são 20!
Resumo (folga de 1 mês):
Jan - Fev: treinos de base, com 1 treino de qualidade por semana, 1 mais tranquilo e 1 longão
Mar - Mai: performance. Treino a ser detalhado, mas idealmente 1x ritmo, 1x tirou ou intervalado, 1x longão e 1x recuperação
Jun: Polimento
Alimentação
Quanto à alimentação, também não quero bobear (coragem Sergio, você consegue). Pretendo perder cerca de 2kg de massa gorda até julho. O processo já começou e na pesagem de hoje já havia perdido um pouco. Durante a semana vou fazer assim:
(obs. essa não é uma receita para ninguém. Funciona para mim enquanto quero perder peso lentamente. É baseado em dietas que fiz com nutricionistas, mas adaptado. Provavelmente tem menos carboidrato que deveria, mas estou com foco na redução de peso, por enquanto. Qualquer crítica é bem vinda.)
Manhã
- antes do treino:1 sanduíche de pão de forma integral (ou equivalente) com queijo minas e 1 copo pequeno de suco de uva light, mais uma fruta, idealmente uma banana.
- Durante o treino: 250 ml de gatorade
- Após o treino, ainda pela manhã, como mais um sanduíche com 2 pães de forma integrais com queijo minhas, 1 iogurte light e 1 suco integral.
- No almoço, vou garantir uma proteína (principalmente peixe), salada à vontade e uma porção de carboidrato (provavelmente durante a semana vou abrir exceção 1x por semana)
- Lanche da tarde: 3 ou 4 biscoitos maizena, 1 Ades light e 1 fruta (normalmente maça ou pera)
- Jantar: Um prato de salada e uma proteína
- Ceia: 1 sanduíche de pão de forma integral com queijo minas (ou equivalente) e 1 copo pequeno de suco de uva light, 1 iogurte light com 1 colher de linhaça, mais uma fruta, idealmente uma banana.
No final de semana prefiro não ter tantas regras, mas seguir os mesmos princípios. No sábado procuro comer um carboidrato à noite. No longão (domingo), vou definitivamente me hidratar durante o treino, e comer, a princípio, paçoca (que tem carboidrato e proteína), e se não tiver segurando, vou de gel. Isso não me esquecendo de me alimentar antes, com um lanche um pouco mais reforçado que durante a semana e após, acrescentando mais frutas no que como quando tenho treinos durante a semana.
Conclusões
Espero que isso tudo dê certo. Já fiz programações muitas vezes e acabei furando por ir com sede demais ao pote nos treinos e me machucar. Agora acho que estou indo com a devida cautela. Estou me sentindo maravilhosamente bem! Espero que dê certo! O importante é não ficar escravo do que foi programado, é importante a diversão e o foco. Aprender a entender o corpo é a chave de tudo!
Sérgio,
ResponderExcluirGostei de ver os longões na sua programação. Faça longões de 20 ou 25 km. Em julho, você vai perceber que a meia maratona já vai ser pouco para você. Quem sabe a maratona já entre nos seus planos de 2011?
Em 2010 eu achava que só alcançaria os 21 km, mas fiz maratonas e ultramaratonas. Essas provas me ensinaram que desistir é muito fácil. Hoje, não paro de correr por nada, a cabeça ficou mais forte. Sucesso com a sua programação!
Grande abraço!
Gilmar
Valeu, Gilmar. Assim seja! Minha ideia é no segundo semestre focar um pouco mais em velocidade que em distância. A vontade é de entrar no 1º semestre de 2012 preparado para fazer a primeira maratona em julho bem. Mas nunca se sabe. Como diz a música "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". he he
ResponderExcluirA cabeça é muito importante mesmo. Quanto mais eu leio, mais me convenço disso.
abração.