Ontem foi dia de longão com amigos na Lagoa. Quer programa melhor? É impressionante como meu domingo é bom quando faço um treino desses pela manhã! No sábado à noite fui a uma festa e comentei que ia fazer esse treino, convidando os demais. É claro que minha proposta não foi popular! Uma colega ainda comentou que gostava de acordar cedo, mas definitivamente não para correr! Então tá, né?! Quem não corre não sabe o que está perdendo!
Dessa vez bati o meu recorde mundial de distância chegando à incríveis 12 quilômetros (se você chegou até aqui, não ria, pelo menos não muito, por favor)! O melhor de tudo foi correr ao lado de meu amigo Guilherme que, embora consiga correr mais rápido, segurou o pace e seguiu comigo no ritmo de 5'43"/k. Acabou que a presença dele foi essencial para o sucesso do treino, pois evitou que eu desse uma reduzida em alguns trechos. É curioso que antes o amigo Franklin corria comigo, agora ele se machucou e o Guilherme me fez companhia. Como é bom ter amigos assim!
Fechamos os 12k em 1h08'40". Borges mais uma vez voou e fez os mesmos 12k em 59'. Ele está em outro patamar. É uma pena que o Franklin, que citei acima, esteja contundido e outros não tenham podido ir, caso do Bruno e do Dante, que participou da Corrida do Sol.
Dessa vez marcamos o treino para domingo às 7:30h, pois a previsão era de calor para fritar ovo em asfalto, o que se confirmou. Dessa vez, entretanto, minha hidratação e alimentação funcionaram perfeitamente, pois comi bem antes, e durante o treino tomei gatorade e comi duas paçocas. Gostei muito da experiência dessa última. Vou repetir! Me senti maravilhosamente bem nesse treino!
Avancei na Escala de Corredor Feliz. Há dois meses corri 10k a 5'54" e agora já corro 12k a 5'43". Embora tenha tido alguns contratempos (pequenos), a evolução foi boa!
Quanto à programação para a Meia, em relação à distância está tranquilo. Mas tenho dúvidas quanto à velocidade. Estou com meta de 5'/km, mas na velocidade em que estou teria que reduzir cerca de 7 segundos/k por mês até julho para chegar lá. Isso considerando que as distâncias devem ir aumentando em cerca de 1,5k por mês. Como diria aquele super-herói, preciso ir "para o alto e avante" ou "mais longe e mais rápido". Mas essa meta de velocidade é só um desejo, não vou arriscar contusão para chegar lá. Mais importante é completar bem a Meia.
Os treinos da semana foram assim:
2ª feira: off
3ª feira: spinning + musculação
4ª feira: corrida Maracanã (moderada para forte, 10 vezes 2' rápidos x 1' lento, total 42')
5ª feira: spinning + musculação
6ª feira: corrida Maracanã (leve para moderada, 44')
sábado: off
Domingo: longão, Lagoa, 12k, 1h08'40"
Amanhã vou postar o que decidi em relação à programação de treinos do 1º semestre.
Bons treinos e espero que vocês estejam se sentindo tão bem quanto eu nesse começo de ano!
Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
Parabéns pelos treinos e pela disposição, Sergio! Também comecei o ano bastante motivado, retomando uma planilha depois de passar praticamente todo o segundo semestre de 2010 treinando de forma "extensiva". Sigamos todos rumo aos nossos objetivos de 2011.
ResponderExcluirAbraço e boa semana!
Fábio
Valeu, Fábio. Estamos os dois bem focados, então! Bacana. Vou acompanhando sua evolução também.
ResponderExcluirabração,
Sergio