Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As montanhas de Minas, agora para valer!



Essa semana, com o feriado de Páscoa, foi a vez de correr mais uma vez em Minas Gerais, mais especificamente em Muriaé. Assim, fiz apenas o primeiro treino da semana no RJ, quando fiz um intervalado. O problema é que lá praticamente não há trecho plano, e acabei fazendo tudo em ladeira mesmo. Foi bom.

A semana começou com meu treino intervalado com 10 séries de 500 metros fortes, seguidos por 2 minutos lentos. Esse foi feito ainda no RJ.

Meu treino de ritmo, já em Muriaé, que era para ser de 40 minutos a ritmo de 4'50" acabou virando um fartlek por causa das ladeiras he he. Ainda consegui fazer a 5'02". Veja, no gráfico abaixo da frequência cardíaca, a comparação. As escalas são diferentes e excluí o aquecimento e desaquecimento, mas dá para ter uma ideia. No de cima, um treino de ritmo normal, no qual a frequência cardíaca cresce de forma mais ou menos constante até o final. Abaixo, o dessa semana. Repare que, devido às ladeiras, o batimento segue variando muito mais:


No dia seguinte fiz o treino de tiros curtos (de 200 metros), que tenho colocado na série e que eu acho muito bom. Mas como queria um local com piso de terra ou grama, só achei um com cerca de 100 metros, e aí ficava indo e voltando. Pelo menos esse foi plano. Como diz o amigo corredor anônimo, foi um treino insano. Consegui fazer uma média de 3'53" nos 14 tiros de 200 metros, uma melhora substancial em relação ao último treino.

No domingo foi o dia de longão (imagem que abre o post). Fiquei na dúvida quanto ao trajeto, mas com GPS tudo fica fácil. Fiz o trecho inicial por dentro da cidade, que ainda tinha pouco movimento aquele horário, e depois corri às margens da rodovia. Grande parte desse trecho foi feito em uma calçada (ou passeio) que foi feito para caminhadas. Cruzei com muita gente caminhando e algumas correndo. Mas como eu quis evitar de ficar indo e voltando, peguei uma parte de margem de rodovia mesmo. Ela era larga e com pouco movimento, não achei perigosa. Esse foi o trecho que mais gostei! Me deu uma sensação de liberdade tão maravilhosa que eu fiquei com vontade de seguir e completar os 18k em um sentido, mas como eu não teria como voltar, não pude executar esse plano. Voltei em torno do 9k. Da próxima vez eu combino um resgate com a esposa e sigo os 18k! Foi uma verdadeira montanha-russa! Bom demais!

Treinos da Semana:
2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: Interval 10x(500m 4'22" + 2' 6'18")
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Muriaé ritmo com ladeira: 40' a 5'02"/k
6ª feira: Interval short 14x(200m 3'53" + 200m 7'05")
sábado: off
domingo:Longão com ladeira Muriaé 18k (1h43'45")

12 comentários:

  1. Mandou muito bem! Parabéns pelos treinos. Alguém tem que suar o chocolate. Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Ricardo, obrigado pelo comentário!
    rapaz, eu nem quis falar da alimentação, porque ficou muito a desejar. Fiquei até com vergonha, depois te ter feito um post sobre isso que parecia que eu fazia tudo certinho he he o problema é que no interior cada um quer agradar fazendo um doce melhor que o outro, e aí não dá para recusar, né?! agora o negócio é maneirar por umas semanas.
    PS não sei se vc viu no outro post, pedi, por favor, para você passar uma mensagem para o email corredorfeliz@hotmail.com, que aí eu te passo meu email pessoal. Só para não colocar na web.
    abraço e bons treinos!
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Pois é, acho que meus dias de moleza acabaram.
    Eu já vinha melhorando o tempo nos treinos, mas nada tão agressivo quanto o treinamento militar de ontem. rsrsrsrs
    Os Baleias são demais! Já lí todos os relatos e me diverti bastante.
    Bjs, vamos combinar outro treino!

    ResponderExcluir
  4. Aí grande amigo, você realmente correu os kms a mais para cada pedaço de chocolate, ou doce. Bons treinos - Abraços

    ResponderExcluir
  5. O Garmin ajuda muito nos treinos, dando liberdade e uma série de informações.

    Parece que você tem evoluído bastante. A 'escala do corredor' está indo bem.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adriana,
    Os dias de moleza definitivamente acabaram!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Corredora Feliz,
    acho que nem com uma maratona teria compensado os doces he he mas valeu pelo incentivo!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Alessandro,
    Valeu! o garmin tem realmente ajudado bastante nos treinos! a evolução tem realmente sido boa, mas agora já começo a sentir que a melhora tem sido mais lenta, o que era esperado. Ao mesmo tempo, o joelho começa a avisar que está ali, então também fico com receio de forçar demais... o negócio é seguir no ritmo atual, melhorando aos poucos e alongando, algo que tenho feito pouco.
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Sérgio,
    Correr em Minas Gerais é um sonho. Comer os doces mineiros é engordar no paraíso. Que beleza de feriadão/Páscoa.
    Tenho acompanhado os seus treinos e começo a achar que se você quiser poderá participar tranquilamente da maratona do RJ, em 17 de julho.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  10. Gilmar,
    Valeu! MG é muito bom mesmo. Complicado foi para voltar para casa... com o temporal que caiu no RJ e a volta do feriadão, o trânsito estava todo parado. A Maratona é um sonho mais distante, para 2012. O joelho também incomoda um pouco, não vou exagerar. Que bom que você está se recuperando, até julho ainda tem tempo!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Bom mineiro por parte de mãe que sou, deveria correr mais vezes nas alterosas também... Frequento algumas provas no sul do estado, como em Paraisópolis e Sapucaí-Mirim, mas pretendo aumentar o leque de opções a partir desta temporada.

    Parabéns pelos belos treinos em sagrado solo mineiro, Sergio. Uma excelente maneira de contrabalançar o consumo calórico típico da época, hehehehe...

    Abraço e obrigado pela visita e mensagem no Arquivo de Corridas.

    Fábio

    ResponderExcluir
  12. Fala Fábio,
    Valeu pelo incentivo! lá em Muriaé eu sei que tem uma corrida, a Corrida da Fogueira, que é a 8ª mais antiga do Brasil (http://www.calendarioamigavel.org/corridas.htm). Mas até hoje não me aventurei.

    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...