Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

domingo, 3 de abril de 2011

Longão maluco, mas bom



Hoje a programação era um longão em algum lugar perto do hotel-fazenda onde estava, em Piraí, interior do Rio de Janeiro. Na chegada à cidade na sexta-feira, uns 20 minutos antes passamos por uma cidade onde o doido aqui viu uma ciclovia em algo que era apenas um acostamento de uma rodovia. Mesmo assim me animei. Se não achasse lugar melhor, seria ali meu longão de domingo.

Sábado à noite arrumei tudo. Cinto de hidratação, roupa, tênis, gps, chave do carro, documento, carteira etc. Tudo em um banco no quarto do hotel, como manda o figurino. Afinal, não queria acordar ninguém às 6:00h. Mas eis que no próprio sábado, antes de dormir, ocorre o inesperado.

Com as crianças já dormindo, afinal estavam absolutamente exaustas de todas as atividades, começa a chuva. De repente, a chuva se transforma em tempestade, com raios e trovões. Não falo em um temporal qualquer, mas em algo que me fez temer por uma tragédia como a da serra, ainda fresca na memória. Durou aproximadamente meia-hora. Estava morto meu longão de domingo pela manhã.

O problema todo é que para chegar na pousada enfrentamos 2,5k de estrada de terra em condições não mais que razoáveis. Imaginei que, com o temporal, havia grandes chances de ter ficado intransitável, o que aparentemente, não foi o caso. O fato é que preferi não arriscar. Depois soube que, para minha surpresa, a chuva não teve maiores consequências.

Assim, meu longão de domingo acabou sendo à noite, depois de chegar de viagem, já perto de casa. Pretendia correr no Maracanã, mas quando cheguei perto notei que não havia ninguém, e fiquei com medo de assalto. Acabei correndo em um circuito maluco, que ia decidindo quando chegava nas esquinas. Acabei batendo meu PR (recorde pessoal) de distância e tempo, apesar das inúmeras travessias e transições asfalto-calçada que tive que fazer. Gostei do treino, embora tenha ficado com um certo receio de sofrer alguma violência (paranoia minha).

Coloquei o "bonequinho" (parceiro virtual) do garmin para correr a 5'23"/k, acompanhei até próximo ao final, mas nos últimos quilômetros ele abriu vantagem e chegou bem na frente he he. Achei bem motivante esse recurso do gps. Fechei os 18k em 1h38'19", média de 5'27"/k. Seguem os dados do Garmin aqui .

Treinos da Semana:
2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: Maracanã ritmo: aquec + 9k a um ritmo alvo de 5'10" + desaq
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Maracanã interval: aquec + 10 x (500m forte + 400m fraco) + desaq
6ª feira: spinning + musculação
sábado: off
domingo: longão - Tijuca, Asfalto + cimento (18k, 1h38'19")

12 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Sérjão muito bom o seu longão parabéns, tá se preparando para qual desafio? Po vc está em PIRAÍ, pois na semana passada rolou uma corrida ae veja como foi no blog do amigo Romildo www.avicor.blogspot.com

    Estarei nas seguintes corridas correndo:

    10 Abril - Ecorrida
    17 Abril - Meia da Ponte de Niterói
    24 Abril - Corrida dos Intendentes

    Caso vc for nos vemos lá.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Jorge! estou me preparando para a Meia da Caixa, em Julho. Já não estou mais em Piraí... mas vou ver a corrida como foi. Eu não vou correr essas corridas que você citou, mas pretendo dar uma passada para ver a chegada da Corrida da Ponte.
    abraço e bons treinos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Exelente longão, mesmo com todos os imprevistos.
    Neste sábado treinamos na Lagoa pela primeira vez. Gostamos e repetiremos a dose no próximo final de semana.

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. Mazaaahh dae Sergio! mandando ver! grande abraço

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo disposição, sérgio!
    longão domingo à noite, depois de chegar de viagem é além de tudo treino psicológico;)
    que garra!
    parabéns!

    e você está bem ligeiro!!!!!
    parabéns!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adriana,
    obrigado pelo comentário! tenho certeza que vcs gostaram da Lagoa, o cenário é inspirador. Vocês pretendem treinar no sábado ou no domingo na próxima semana. Se for no domingo, podemos marcar de nos encontrar. Geralmente começo no Corte de Cantagalo.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Elis,
    foi preciso força mental mesmo. Ainda mais que passava toda hora pertinho de casa he he e o público na rua em um domingo à noite às vezes é meio estranho... realmente minha praia é o dia. A noite só na exceção mesmo!
    Obrigado pelo elogio quanto à velocidade. Fiquei um pouco sem parâmetro porque as condições foram adversas. Senti que quando ia atravessar a rua o bonequinho ia embora he he vamos ver se na próxima semana as condições de treino ficam mais próximas do ideal para ter uma ideia melhor de como estou!
    Ansioso pelo seu relato da corrida de domingo!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Sérgio,
    Correr na paisagem bucólica próximo a um hotel fazenda seria espetacular, mas esse "treininho" básico foi caprichado. Boa distância, excelente tempo, bom sinal. Sinal que as próximas corridas você vai se divertir e voar pelo percurso.
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Gilmar,
    valeu! também acho que teria sido excelente. Paciência, fica para a próxima. A preparação está indo muito bem. O melhor de tudo é que estou "inteiro" he he
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Você está d+ Sérgio, parabéns! Te acompanho desde que começou com essa história por aqui e fico muito feliz em ver como seus treinos se transformaram. Vai fazer muito bonito em julho.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Katryny,
    Muito obrigado!!! ganhei o dia depois de um comentário desses! Que graça! não foram só os treinos que se transformaram, fui eu também... nunca me senti tão bem!
    bjs e bons treinos,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...