Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 31 de março de 2011

Brinquedinho novo - Garmin 305

Como já falei, meu frequencímetro, um Timex que eu gostava muito, foi furtado. Resolvi fazer do limão uma limonada e comprar algo ainda melhor. Alguns dirão que com dinheiro é fácil, o que é verdade, mas foi o que eu fiz. Eu tinha um portador que poderia trazer dos Estados Unidos para mim. Não vou dizer quem foi para não o expor, mas serei sempre grato. A questão é que um frequencímetro igual ao que eu tinha custava US$60 e o Garmin 305, que além de frequencímetro é um GPS, estava em promoção na Amazon por US$122. Não resisti.

O brinquedinho é bacana demais e, para mim, será excelente. Já fiz dois treinos de corrida e um de spinning com ele.

A captura de sinal de satélite funciona perfeitamente, mesmo dentro de casa (claro que próximo à janela) e com o tempo totalmente encoberto e com chuva, caso de hoje. Achei que pegou o sinal mais fácil que o GPS do meu carro.

Ele parece grande, mas ao colocarmos no pulso e sairmos para uma corrida vemos que isso não é uma desvantagem. Primeiro, ele é grande, mas não é pesado. Segundo, com o mostrador grande, fica mais fácil de acompanharmos as variáveis chaves da corrida em uma mesma tela. O perigo é chamar a atenção de ladrões. Como eu corro pela manhã, acho que o problema é menor do que à noite.

Existem vários sites na web para "baixar" os resultados e permitir acompanhar os treinamentos. Por enquanto eu usei o próprio software que vem, que é o Garmin Training Center (GTC). Uma das principais críticas que fazem a ele é que o sistema de mapas é fraco. No meu caso, entretanto, e para minha surpresa, ele automaticamente capturou os mapas do gps do meu carro, do projeto Tracksource, que estava no mesmo micro e aí o mapa ficou excelente. O GTC se conecta com o Garmin Connect, que permite inserir os dados da corrida na web e compartilhá-los. Não o usei ainda. (UPDATE 5/4: tenho usado o Garmin Connect e tem funcionado maravilhosamente bem. Aprovado)

Hoje fiz um ótimo treino com o Garmin no qual corria 500m forte e depois 400m fraco. Achei sensacional poder ver o pace em que estava instantaneamente, o que funcionou muito bem. Não sei se dei sorte de pegar uma área com muitos satélites, mas essa é outra coisa que eu vi gente reclamando na web e com a qual não tive nenhum problema. Para evitar flutuações muito abruptas na velocidade pelo próprio erro, ele permite automaticamente suavizar a captura de resultados, o que para mim permitiu uma ótima leitura.

Bom, é isso. Agora estou entrando em uma fase de treinos mais fortes, visando a meta de julho. Estou pensando em passar os treinos de corrida de 3 para 4 vezes na semana, reduzindo um dia do spinning. Vou tentar uma semana assim e ver como o corpo reage. Estou totalmente zerado de dores, o que me permite pensar grande, ainda que com a cautela habitual.

18 comentários:

  1. Daeee Sergio, eu tenho o 405 e é uma máquina de correr hehehe parabéns pela aquisição! Bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Divirta-se com o brinquedo novo, Sergio! Que ele registre excelentes treinos.

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. oi, sérgio!!!

    meu sonho (distante rssss) de consumo é um bebezinho desses;)

    deve ser tão bom sair pra correr uma determinada quilometragem sem ficar preso a um percurso!e mais, como você disse, poder acompanhar a velocidade! isso é muito legal!
    acho que dá até uma animada nos treinos!

    boas corridas!
    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sergio,
    Eu tenho um 305 também. Ele é bem legal, principalmente porque você pode ajustar os displays (telas) escolhendo entre as 32 funções. Eu uso uma configuração pra treinos e outra pra provas..
    Qto aos ladrões, uma dica bem simples é deixar ligado só qdo estiver correndo.
    Bons treinos
    Cesinha

    ResponderExcluir
  5. Tiago,
    Valeu! o 405 também é bem legal!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Elis,
    correr sem ter distância marcada é muito bom também. Esse domingo pretendo fazer uso disso, já que estarei viajando. Vamos ver!
    do jeito que você corre, logo logo compra um com os prêmios das corridas he he
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Cesinha,
    Valeu! pois é, é tanta opção que no começo ficamos até confusos. Mas depois que aprender a usar melhor isso se ajusta. O negócio dos ladrões não dá para fazer porque já saio do prédio correndo...
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Bruno,
    Valeu! já deu para ver que me empolguei com o brinquedo, né? bom demais.
    Obrigado,
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Esse brinquedo só tem um grande defeito: vicia!!!

    Estou correndo com um Garmin há uns 15 dias e hoje não consigo correr sem ele. Tão importante para mim como meu tênis.

    Parabéns pela aquisição!!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Sérgio,
    Brinquedinho novo bom, bonito e (relativamente) barato. Parabéns! Alguns amigos da ACORJA tem um "garminzinho" desse e já percebi que ele é excelente.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Alessandro
    Só não pode fazer que nem alguém que eu conheço, que não treina se o GPS estiver descarregado he he
    Vamos correr1
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Gilmar
    parece mesmo muito bom... espero que sua recuperação esteja sendo rápida!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. O Sergio comprou um brinquedinho desse na nossa última viagem e ele também está adorando.
    No meu pulso não rola, infelizmente. Mas como corremos juntos, não perdi em nada e de quebra ainda herdei o polar dele.

    Beijos e bons treinos!

    ps.: Muito boa a autoentrevista, super bem bolada. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Adriana,
    acho que nós homens crescemos mas continuamos brincando he he só mudam os brinquedos!
    obrigado pelo elogio!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  15. Tudo bem meu amigo? Estou pretendendo comprar um "brinquedinho" desse também. Gostaria de saber se o mesmo vem com carregador, qual o período para carregar, qual a autonomia? Dá p desligá-lo qdo não estiver usando? Obrigado! Bons treinos e boas corridas!!Abraço! Moura Junior

    ResponderExcluir
  16. Moura Junior,
    Tudo bom? Obrigado pelo comentário. O GPS vem sim com carregador, e pode ser carregado tanto na tomada quanto na USB. A bateria dura cerca de 10 horas. Não sei qual o período para carregar, mas não é longo. Dá sim para desligá-lo totalmente quando não estiver usando!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...