Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 25 de março de 2011

rapidinhas

  • Correr gera consumo calórico maior que imaginado: Um estudo recente mostrou que após a conclusão do exercício aeróbico existe um efeito de aumento do consumo calórico que queima energia adicional. O estudo foi feito com 10 pessoas normais, incluindo 3 obesas, que foram submetidas a um exercício moderado de 45 minutos em bicicleta ergométrica. O estudo mostrou que essas pessoas gastaram, em média, 545 calorias durante o exercício. Até aí, nada demais. O melhor vem depois. O estudo mostrou que elas gastaram mais 190 calorias acima de seu gasto normal nas 14 horas seguintes ao exercício. Esse resultado tem uma ótima acurácia por ter sido feito em uma câmara metabólica que mede literalmente, cada respirada que a pessoa dá e, daí, extrai seu gasto calórico. A análise mostrou que não é necessário que o exercício seja muito intenso para obter esse resultado, mas deve atingir pelo menos cerca de 70% da frequência de limiar anaeróbico.
  • Maratona sem treinamento: é possível correr uma maratona sem qualquer treinamento? a maioria diria que não. Eu também. Mas a internet tem alguns casos de pessoas que correram e completaram em um tempo relativamente bom. Andrew Gertig fez, e conseguiu completar em 4 horas e 28 minutos. Veja aqui. Ele era jovem (não sei a idade) e praticava exercícios. Diz ele no artigo que o amigo Tyson, que era sedentário, também completou, em 5 horas e meia. Ele diz que vinha correndo cerca de 3 kms por dia, mas o amigo Tyson gostava mesmo era de música! A estratégia deles foi caminhar a cada marca de 1 milha, tomar Advil antes da prova e por aí vai. Sinceramente acho que isso só é possível para pessoas muito jovens ou profissionais de outras distâncias.
  • Five Fingers chega ao Brasil: Com muito atraso, chega ao Brasil finalmente o Vibram Five Fingers, o tênis de corrida minimalista mais famoso do mundo. Com todo o custo Brasil, ele chega a R$300, nas lojas Track and Field, onde será vendido, por enquanto, com exclusividade. Acho que é uma boa notícia pois finalmente nós que usamos tênis minimalistas podemos parar de ver as pessoas acharem que somos loucos quando mostramos os tênis que usamos para correr. Vamos chegar ao Mainstream!! eu confesso que acho ele muito feio, mas é um bom começo.
  • Corrida da Ponte: Continuam devagar as inscrições para a Corrida da Ponte , que ocorrerá em 17/04. Ainda que eu acredite que a prova não será um fracasso, ainda estamos no 2º lote de um total de 5. Só para lembrar, essa corrida é aquela que, além da inscrição ter começado em R$120, ia ficando mais cara à medida que mais gente se inscrevia e os lotes se esgotavam. Acho que a Spiridon (organizadora) errou a mão aí no valor e formato das inscrições.

4 comentários:

  1. 120 uma prova? bah, mas ta cara essa prova heim... Legal as rapidinhas! Abraço

    ResponderExcluir
  2. 120 não, já está em 140! não admira que ainda não tenham esgotado as inscrições, apesar de ser uma prova tão desejada!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. oi, sérgio!

    gostei das rapidinhas, principalmente de saber que possivelmente estou gastando mais calorias do que pensava! ui, mas isso é um perigo: lá vou eu querer comer mais um tantinho por conta desse acréscimo de umas 190cal kkkkkkkkkkkkk

    os vibram chegaram, eu vi! ainda não vou comprar... vou continuar um pouco mais na fase de transição com o nike free antes de me partir de vez pro minimalismo;) se bem que seria bom já ir intercalando....

    acho que essa corrida da ponte foi vítima da própria propaganda... falaram tanto, e de tudo, sobre essa corrida, que acho que as pessoas se assustaram um pouco...
    o preço, então, é um abuso!
    vou correr uma meia maratona aqui no entorno de sampa, bem legal, e paguei apenas 40 reais...

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Elis
    gostei também da primeira notícia. O fato é que já perdi 11,5k desde que comecei a correr pra valer! breve vou fazer um post sobre isso.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...