Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 14 de março de 2011

Avaliação de prova: Corrida das Estações Outono 2011 10k


Ontem corri a Corrida das Estações, edição Outono. A largada foi dada às 8:00h e eu achei a prova muito boa.

O pacote Corrida das Estações estava como usual: muita gente, com largada pontual mas confusa, belíssima camisa e boa organização (hidratação, placas de km, kit final etc).

O tempo estava abafado, mas sem sol, o que para mim foi uma melhora significativa em relação às 3 últimas provas que participei: Faz um 21 Niterói, Estações Verão e Corrida de São Sebastião. Desta vez um desafio a mais foi chegar na prova, pois ao mesmo tempo estava ocorrendo o desfile de carnaval do Monobloco, com público estimado de 350.000 pessoas, em local próximo. Por conta disso os amigos com quem marquei atrasaram e acabei não conseguindo ficar em posicionamento tão bom na largada quanto da última vez. Também tive problemas de engarrafamento para chegar em casa.

Concluí o percurso em 51'29" (PR), um tempo melhor do que estava projetando, de 52'. Fiquei muito satisfeito com a evolução.  Na edição anterior, em dezembro, havia feito em 56'58", e na São Sebastião, em janeiro, 54'24". Além disso, foi a vez que cheguei mais "inteiro". Credito isso aos treinos, bem como a temperatura mais amena.

Uma coisa que prejudicou minha corrida foi o furto de meu frequencímetro ocorrido na sexta-feira, e aí arrumei apenas um cronômetro de última hora com o amigo Guilherme. Como tenho costume de correr com o esse instrumento, acabei sentindo falta do parâmetro que é o batimento cardíaco, e no final fiquei com a sensação que podia ter acelerado um pouco mais. Mas tudo bem, dado que, no estágio em que estou ainda devo evoluir bastante esse ano e quebrar esse recorde não deve ser muito problema.

A minha estratégia de corrida foi buscar um pace contínuo em torno de 5'10" e acelerar um pouco no final. Consegui cumprir como um relógio, variando os quilômetros de 5'05" a 5'15". Me senti bem durante toda a corrida. Nos últimos 2 ou 3 quilômetros acelerei mais, mas sem chegar à exaustão.

O tempo feito equivale a um tempo de 1h53' na Meia. Estou confiante que conseguirei buscar os 1h45' na prova-alvo, que é a Meia Maratona do RJ, em Julho. Afinal ainda tenho 4 meses.  A questão é andar no limiar entre o treino efetivo e que não provoque lesão. Se treinamos devagar, não conseguimos melhorar. Se exageramos, arriscamos uma lesão. O equilíbrio nem sempre é fácil de se obter.

Treinos da semana:
2ª feira: off - carnaval, academia fechada :-(
3ª feira: Quinta da Boa Vista: grama 10' aquec, 6x 500m forte + 500m fraco, +2 ladeiras, 10' desaq
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Ritmo: Maracanã - ritmo alvo de 5'10"
6ª feira: Corrida em esteira (perdi o horário do spinning) 30' a pace de 5'/km + musculação
sábado: off
domingo: Prova - Estações Outono 10k em 51'29"

9 comentários:

  1. Voltamos das férias e retomamos nossa rotina de treino. Depois da pneumonia fiquei com trauma de correr no frio, e por isso não nos exercitamos nas férias (vontade não faltou).

    Parabéns pela prova e pelo PR! Muito boa sua evolução!

    Beijos e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. oi, sérgio!!!

    parabéns por mais essa conquista!
    esse equilíbrio nos treinos, aff,realmente é muito difícil...

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana!
    que bom que vocês estão de volta! espero que tenham aproveitado bastante!
    Obrigado!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elis
    Obrigado! saudade das suas postagens :-)
    bjs,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Oi Sérgio!!!
    Descobri seu blog, parabéns pelo prova.Gostaria de correr uma meia maratona, por isso queria saber umas dicas.Comecei a correr em esteira 20 min em velocidade constante, vou aumentar progressivamente até chegar 40 min.
    Abs,
    Carlos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos,
    Tudo bem? obrigado pela visita e pelo comentário. Se você quiser, me mande um email para corredorfeliz@hotmail.com para trocarmos uma ideia. A regra básica é ter paciência!
    Grande abraço e sucesso nos teus objetivos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Belo tempo na prova Sérgio.
    Parabéns.

    Abraço e bons treinos pra você.


    tutta/ubiratã50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Tutta
    Aos poucos vou evoluindo! Obrigado!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Valeu amigo Sérgio !!
    Mandou bem aí nessa prova ., o negocio é treinar sempre pensando em evoluir !!
    Cara não tem coisa melhor que vc terminar uma prova e vê seu tempo baixar !!
    Valeu continue firme !!

    Romildo

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...