Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quarta-feira, 23 de março de 2011

Autoentrevista

Para responder algumas perguntas e também para brincar um pouco, montei essa autoentrevista abaixo.

Sergio: Você quer contar para nós um pouco de como tudo isso de corrida e blog começou?
Sergio: Não sei bem porquê, mas a corrida sempre foi um esporte que me atraiu muito. Após alguns períodos em que me empolgava com a corrida e depois perdia a motivação, voltei a correr no início de 2009 para não mais parar, exceção a uma contusão que tive no começo de 2010 e que me deixou uns 4 meses parado.  Em 2010 resolvi criar o blog, acho que mais para poder registrar tudo aquilo que estava passando para poder me lembrar depois. É que depois de uma certa idade a memória começa a falhar he he.

Sergio: Mas você ganha dinheiro com isso? afinal, para que serve esse negócio de blog?
Sergio: não ganho nada e tenho um trabalho danado. É minha diversão depois que as crianças vão dormir. Na verdade com o tempo descubro cada vez mais que as coisas que me dão mais prazer na vida não guardam nenhuma relação com dinheiro. Acho que estou ficando velho...

Sergio: Quão velho? tipo tiozinho? ou tipo vovô?
Sergio: no momento estou mais para tiozinho. Tenho 38 anos.

Sergio: E como você administra a família? sua mulher também corre?
Sergio: já correu, mas parou quando tivemos nosso segundo filho. Tento incentivá-la a voltar, está difícil... mas acho que ela vai voltar. Ela inclusive fez uma prova de 6k que mostrou que ela leva mais jeito que eu, o que realmente não é nada demais, dado minha inaptidão. Quanto aos treinos, procuro sempre fazer pela manhã cedo, assim não prejudica muito a rotina da família.

Sergio: Mas você já tentou futebol, tênis e agora a corrida. Nunca teve resultados expressivos. Apesar de tanto treino e tal ainda corre na faixa acima de 5'/km. Afinal, por que você não desiste?
Sergio: O legal da corrida é justamente isso. Mesmo um pangaré como eu se diverte tanto quanto alguém muito rápido. O que importa na verdade é a sua evolução, comparando seus próprios tempos. Não os tempos dos outros. Outra coisa boa para a auto-estima é que, não importa quão devagar você vá, você nunca será o último!

Sergio: E as contusões? Você já teve muitas... como lida com elas?
Sergio: com o tempo aprendi a respeitar mais meu corpo, o que não significa que seja totalmente imune ao exagero nos treinos ou às contusões. Mas hoje tem sido mais raro. Creio que já faça uns 9 meses que não tenha nenhuma contusão que tenha me tirado mais que um dia ou dois de treino. Acredito, também, que o treino de spinning e musculação ajudem muito.

Sergio: em resumo, você faz um esporte repetitivo, solitário, tem que ficar se preocupando o tempo todo em não ter contusões, você é uma espécie de masoquista ou algo do gênero?
Sergio: olha, em primeiro lugar você devia maneirar para falar comigo, afinal eu sou o entrevistado do dia. Mas, respondendo a sua pergunta, encontro sim prazer na dor. Gosto da dorzinha que fica na panturrilha depois de um treino pesado, de subir uma ladeira com o coração saindo da boca. Mas acho que meu principal prazer está no vem depois, da endorfina que faz com que me sinta muito bem pelo resto do dia...

Sergio: peço desculpa pela pergunta anterior, realmente o tom foi um pouco inapropriado...
Sergio: eu também me exaltei, não precisa se desculpar...

Sergio: mas é que é difícil de entender para alguém de fora. Como você encontra forças para acordar às 6:00h da manhã todo dia para correr?
Sergio: ainda estou procurando essa resposta, mas o fato é que não é nenhum sacrifício. Claro que há dias em que fico com vontade de desligar o despertador e dormir um pouco mais. Aí salto da cama e em 30 segundos esses pensamentos já foram embora. Creio que haja algo de místico aí. Foge da minha compreensão o significado da corrida em minha vida.

Sergio: fiquei com os olhos marejados agora, mas confesso que acordar às 6:00h da manhã para treinar não é para mim...
Sergio: mas você sou eu!

Sérgio: assim fica muito confuso para quem está lendo. É que mergulhei fundo no personagem. Peço aos leitores que ignorem seu comentário anterior. Continuando... outra coisa que tenho dificuldade de entender é esse negócio de competição. Você paga uma grana, ganha uma camisa que fica mofando na gaveta, corre a mesma distância que você está acostumado nos treinos, fica se acotovelando na largada e no final não tem a mínima chance de ficar em qualquer colocação digna de contar para seus filhos ou netos. Qual a graça disso?
Sérgio: é uma coisa maluca mesmo. Acho que tem a ver com energia. A força de todas aquelas pessoas correndo traz uma coisa boa que flui no ar. Isso nos contagia e acabamos dando nosso melhor. Está aí mais uma coisa difícil de explicar.

Sérgio: assim está ficando muito difícil essa entrevista. A motivação para os treinos é difícil de explicar. A participação em provas também. Afinal tem alguma coisa de racional nessa história toda?
Sérgio: acho que o racional termina nos treinos contínuos de 6k três vezes por semana. Aí a justificativa é melhorar a saúde. Correr mais do que isso é uma loucura difícil de explicar e entender. Tem que sentir. Acho que com o tempo também tenho descoberto que o legal da vida não são as respostas, mas sim a procura, não o ponto de chegada, mas o caminho para chegar a ele.

Sergio: com essas citações você está plagiando um monte de gente. Não foram o Arnaldo Jabour e o Lance Armstrong que disseram essas frases?
Sergio: olha, pode ser. Não sei. Não estava tentando ser original. Até mesmo uma auto entrevista parecida com essa acho que já vi em algum lugar na blogosfera.

Sergio: recentemente você escreveu um post sobre um treino especial que fez na Quinta da Boa Vista? você tinha tomado alguma substância ilícita antes de escrever aquilo?
Sergio: claro que não. A endorfina é que provoca essa sensação de euforia que ficamos após o treino. Embora eu tenha escrito no dia seguinte, ainda me lembrava da sensação maravilhosa que aquele treino tinha me causado. Mas é algo que está dentro da gente. Embora o cenário ajude, é possível ter esse sentimento correndo em qualquer lugar. Basta deixar a mente e a alma abertos à experiência. A beleza da experiência está dentro da gente.

Sergio: e os amigos? Sendo a corrida um esporte individual, não isola os praticantes?
Sergio: pelo contrário. Tenho sentido cada vez mais que meus laços de amizade se estreitaram com aqueles malucos que treinam comigo. Além disso, tenho inúmeras amizades virtuais que tenho certeza que se transformarão em reais brevemente. É gente muito especial. Em geral os corredores tem um coração enorme.

Sergio: falando tanto em coração e sentimentos, o que você diz do boato que poderá se filiar ao grupo Baleias em algum momento?
Sergio: parece ser um caminho natural. Mas não pode ser uma coisa assim, do dia para a noite. Tem que ser algo especial, no momento certo. Mas respondendo objetivamente, diria que sim, esse dia provavelmente chegará na hora certa.


Sergio: obrigado pela entrevista.
Sergio: não há de quê. Você foi muito bem como entrevistador.

26 comentários:

  1. Muito divertida a auto-entrevista (ou será autoentrevista? Maldita reforma ortográfica, hehehehe...). Parabéns pela irreverência e bom humor. É a sua, mas poderia ser a de qualquer um de nós, porque muda o "paciente", mas os "sintomas", a gente sabe, são sempre muito parecidos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente autoentrevista (Fábio, agora é tudo junto mesmo).

    Dessa vez você se superou. Ri muito. Fiquei me imaginando me autoentrevistando!

    Abs,
    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Fábio
    é impressionante como os sintomas do vício são parecidos, né?!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Alessandro
    já corrigi o título, obrigado! eta língua difícil... Muito obrigado!
    abs
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Sérgio. Assino embaixo tudo o que vc escreveu. Que vc e todos que amam correr continuem produzindo muita endorfina por milhões de quilômetros. abs

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto, Parabéns! Isso mostra como os corredores são parecidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sérgio, bem humorado... rsrsr
    Quando vem correr em Curitiba??? Tai uma grande Oportunidade.

    já está aberta as inscrições para 1/2 Maratona de Curitiba dia 10 de Julho, Convide seus amigos venha.

    www.webrun.com.br/home/c/inscricoes-para-meia-maratona-de-curitiba/3165

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  8. Sérgio, me diverti lendo seu post e parecia eu respondendo. Como o Fábio disse, os "sintomas" são os mesmos. Acho que é leitura obrigatória para os não iniciados.

    Cia. Ex-sedentário

    ResponderExcluir
  9. adorei!!!!
    d+ sua entrevista Sérgio... me diverti!
    E trate logo de se afiliar aos super Baleias, eles são especiais.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    Muito obrigado! faltou só se identificar he he
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Augusto,
    Obrigado! somos todos farinha do mesmo saco!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Marli,
    Obrigado pelo convite! Adoro Curitiba, e não é só porque nasci aí he he mas infelizmente agora não vai dar!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Alex,
    bacana que você se identificou também com o texto. Espero que realmente motive outras pessoas a correr (quem sabe?). Por hora vou pelo menos fazendo meu papel tentando convencer quem está a minha volta.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. Katryny,
    Obrigado pela visita e pelo comentário! Quando eu voltar aí nessa terra boa eu entro em contato para, quem sabe, marcarmos um treino! Os Baleias são d+ mesmo.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  15. Hehehehe Engraçado demais esta auto-entrevista, Sérgio. Muito bacana!

    Já estou seguindo o Blog!

    Um abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  16. Valeu, Kleber
    obrigado pelo prestígio. Já estou seguindo o seu também!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  17. oi, sérgio!!!

    legal!
    amei!

    essa é a nossa vida!
    a paixão nos move!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Valeu Elis
    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  19. Sérgio,
    Você é quase um porta voz de todos os corredores (e blogueiros). Essa autoentrevista foi muito criativa, uma maneira diferente de apresentar a sua opinião sobre as corridas. Acho que não temos o direito de criticar as "maluquices" de ninguém. Quem não tem esse sentimento de amor pela corrida acha tudo isso estranho.
    Valeu! Parabéns!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  20. Gilmar,
    Muito obrigado! me sinto lisonjeado com seu comentário! essa paixão é o que nos une...
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  21. Ei Sérgio. Demorei a chegar nessa autoentrevista mas gostei demais. Gostei muito inclusive da discussão entre as partes. Você foi muito feliz em criá-la e a conversa foi muito boa, havendo uma sintonia incrível entre o entrevistado e o entrevistador. Quase todo esporte se analisado friamente não tem lógica e a corrida, quando a paixão chega, é até perigoso para o mundo ao redor. Sobre esse boato de você virar Baleias o que temos a dizer é "demorou"! Estamos de braços abertos para ter você conosco. Corredor Baleias é Corredor Feliz!!! Abraço forte de parceiro Baleias. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  22. Valeu, Miguel
    pois é, essa sintonia entre o entrevistado e o entrevistador foi surpreendente! Parece até que eles se conheciam ;-)
    Amigo, obrigado pela receptividade. Até julho tenho compromisso com outra equipe, mas depois espero por colocar o "Manto Coral". Serei um humilde colaborador da Regional Rio de Janeiro!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante Sérgio. Muita e boa imaginação a sua, e deu para te "conhecer" um pouquinho.

    Beijo de Portugal

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Ana
    Uma visita sempre ilustre!
    beijo,
    Sergio

    ResponderExcluir
  25. muito bom!!! adorei a parte que o "entrevistador" fala q vc está plagiando um monte de gente... kkkkkk
    bons treinos!
    bjs.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Adri
    muito obrigado!! uma das minhas metas é fazer você também se interessar pelas corridas! é um vício bom demais!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...