Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeiras "quebras"

Essa semana de treinos foi boa, mas podia ter sido melhor. Me deixou com alguns ensinamentos.

Pela primeira vez, "quebrei" em um treino, na quinta-feira. Era um treino forte, com 8 séries de 450 metros em ladeira, alternados por 450 metros fracos descendo a mesma ladeira. O piso era grama, na Quinta da Boa Vista. Segundo o Mapmyrun, a inclinação média é de 3.5%. A grama estava pesada, da chuva da véspera. O fato é que fui fazendo as séries bem forte, e fui bem até a 6ª. Na 7ª, entretanto, minha perna travou no final e não consegui completar o trecho mais inclinado. Voltei correndo devagar para casa. De qualquer jeito, foi um treino muito bom. Acho que a velocidade foi um pouco alta demais para fazer os 8 tiros.

No domingo, não quebrei, mas cheguei perto. Fui fazer meu longão de 17k. Dessa vez, entretanto, empolgado com a melhoria do condicionamento recente, que culminou com meu PR nos 10k por mais de 3 minutos, resolvi fazer um ritmo mais forte desde o início. Esse foi meu erro. Como meu PR nessa distância é com média de 5'31"/k, resolvi correr para uma média de 5'20"/k. Estava me sentindo tão bem que achei que dava. Pois é, não deu. Nos últimos quilômetros comecei a me arrastar, chegando a fazer mais de 6'/k no último quilômetro. Por consequência, acabei o treino 8 segundos mais lento que meu melhor tempo, feito duas semanas antes.

É curioso que essas duas "quebras" ocorreram justamente quando fiquei sem meu frequencímetro, que foi furtado. Estou correndo com um outro, mas não me adaptei bem. O antigo mostrava o batimento em % do máximo (tudo parametrizável) e este é bem mais simples e tem apenas o número de batimentos por minuto. Não há problema nenhum com isso, exceto o fato de não estar habituado. Mas sinceramente acho que isso contribuiu pouco. O pior acho que foi ter aumentado a auto-estima com a performance dos 10k e ter esquecido o básico, de ir melhorando devagar e sempre.

Tudo estaria muito bem, se não tivesse agora sentindo a panturrilha. Está no limiar entre o amarelo e o vermelho em uma avaliação simplista e subjetiva de contusão. Espero que não chegue a atrapalhar os treinos. Definitivamente o preço que pago pelos erros nos treinos às vezes é alto. Não posso me empolgar demais de jeito nenhum. (UPDATE: a dor foi embora no dia seguinte. Acho que foi do esforço mesmo...)

De resto, o longão foi muito legal pela companhia dos amigos Borges e Guilherme. Corremos todos juntos até aproximadamente os 13k. Depois eu reduzi, o Guilherme manteve a velocidade e o Borges acelerou. O primeiro completou mais uma vez 21k em treino, se preparando para a Corrida da Ponte, enquanto o último correu pela primeira vez 18k. O detalhe legal do treino foi ver os helicópteros militares do Obama passando o tempo todo por cima das nossas cabeças!

Treinos da Semana:
2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: Maracanã ritmo: aquec + 9k a um ritmo alvo de 5'10" + desaq
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Intervalado com ladeira na Quinta: aquec + 6 x (450m forte + 450m fraco) + desaq
6ª feira: spinning + musculação

sábado: off
domingo: longão - Lagoa, Asfalto (17k, 1h33'58")

12 comentários:

  1. daeee Sergio, a parte boa dessa quebra é que tu pode ver que tava com a bola cheia mandando ver mas que na verdade pracisava ir um pouco mais na manha... legal isso! Eu também estou apredendo a ouvir o meu corpo, desde que voltei, mas só fazendo volume consigo percer que o meu corpo ainda não se adaptou a carga de exercícios que estou pondo!

    Abraços e bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Valeu Tiago,
    é isso aí, amigo, sempre ouvindo o corpo e aprendendo! obrigado pelo comentário!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Ai vai meus parabens ao titular do blog corredorfeliz e todos os que visitam aproveito para enviar sites amigos www.runnersworld.abril.com.br click notas corridas/blogcorreria comente as noticias e envie tambem www.casadocorredor.com.br/mural www.rodrigopereirateam.com.br click depoimentos www.ultrarunnereventos.net. Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir
  4. oi, sérgio!!!

    nos primeiros dois treinos de velocidade que fiz, quebrei, e feio! rsssssss
    deveriam ser três tiros de 1km, mas gastei 90% do gás no primeiro, e os outros 10% no segundo... o terceiro tiro, tô devendo até hoje kkkkkkkkkk
    depois fui pesquisar sobre o assunto, ler algumas matérias sobre treinamento, e vi uma dica muito legal! a proposta era fazer um ritmo crescente: tipo, 85% da fc no primeiro tiro, 90% no segundo, 95% no terceiro...
    testei, e achei perfeito! porque além de a gente sentir que está aumentando a velocidade a cada tiro, o corpo vai aquecendo, e fica pronto pra voar nos tiros finais!

    dosar o ritmo no longão, aff, eu acho difícil demais!
    mas prefiro sempre começar mais lenta...deixo pra aumentar a velocidade, se sobrar gás (nunca sobra rssss), no final!

    tomara que não seja nada demais aí na panturrilha! nada que um bom descanso, uma bolsa de gelo e uma massagem com diclofenaco não resolva;)

    parabéns pelos treinos!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sérgio,
    Não dê motivo para se machucar. Va com calma nesses tiros. Aprendi com o corpo que não é preciso "detonar" no ritmo, mas apenas mantê-lo no ideal para terminar a proposta de treino.
    Esse tipo de treinamento me deixava excelente para as provas de 10 km, mas depois que experimentei as corridas mais longas ficou difícil continuar.
    Elis já apresentou o caminho e eu assino embaixo.
    Estou torcendo por você e sei que a Maia do Rio já vai ser pouco para você.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  6. Esse acaba sendo um dos objetivos do treino: entender como nosso corpo está reagindo a determinados esforços. Vale o aprendizado sempre. Melhor quebrar no treino que na prova, não é?

    Bons treinos,
    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esses treinos "sangue no zóio" são mesmo complicados, Sergio. Quando cumpridos à risca, dão uma sensação magnífica de dever cumprido e costumam trazer claros benefícios nos dias de provas. Mas nem sempre tudo dá certo neles. O importante é saber ouvir o corpo, ser flexível e ter o discernimento para compreender que tudo pode ser tentado novamente em outra oportunidade. Que o alerta não passe do amarelo e que as próximas semanas de treinos sejam produtivas e sem sobressaltos.

    Abraço e obrigado pela visita e mensagem no meu Arquivo de Corridas.

    Fábio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elis
    segui sua sugestão hoje e fiz o treino tipo pirâmide. 2,8k a 5'20", 2,8k a 5'10" e 3k a 5'05". Valeu pela sugestão! Foi um treino muito bom.
    Mas a melhor notícia é que não senti mais nada da panturrilha. Acho que foi do esforço mesmo!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Gilmar,
    Valeu, amigo! Não podemos bobear mesmo. Já estou 100%! Melhoras para você!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Alessandro,
    Certamente é muito melhor quebrar em treino que em prova! Boa colocação. Essas quebras foram ótimos aprendizados. Ainda bem que não tiveram maiores consequências.
    Abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Fábio,
    Obrigado pelo comentário. É isso aí, amigo, o limiar entre o treino forte e bom e o que passa do limite às vezes é tênue. Por isso minhas metas são a longo prazo, assim vou aprendendo com o tempo. Ainda bem que a dor na panturrilha se foi, acho que foi do esforço.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...