Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como perdi 11 kg

Nos últimos 2 anos, com a corrida, consegui perder 11 kg, passando de 76 kg para 65 kg, tudo isso espalhado em parcos 1,72m. Emagreci em duas etapas, primeiro perdi 6 kg. Aí fiquei vários meses estacionado para agora perder os outros 5 kg. Hoje posso dizer que estou feliz com meu peso, ainda que lute diariamente para não recuperar aquilo que já se foi...

Não fiz nenhuma dieta, ao menos não das tradicionais. Também não conto calorias, mas leio os rótulos dos alimentos para me guiar, em alguns casos. Segui apenas algumas regras que aprendi nas consultas com nutricionistas que fiz ao longo do tempo e outras que aprendi sozinho. Algumas são:

1) atividade física: corrida 3x por semana, spinning 3x por semana (no início menos intenso, hoje bastante intenso). Mas me lembrando que 70% da redução de peso vem da dieta, só 30% dos exercícios.
2) não pular refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar (ou lanche da noite) e complemento antes de dormir. Faço isso todos os dias, inclusive finais de semana.
3) base do café da manhã: sanduíche de pão de forma integral com queijo minas, suco light e iogurte light
4) prato de almoço com fartura de salada. Quando o local permite, um prato de salada generoso antes do prato principal.
5) capricho no molho da salada, para ela ficar saborosa. Como diz minha irmã, nunca conheci alguém que fosse gordo porque gostava muito de molho de salada he he claro que com comedimento.
6) pizza no fim de semana limitada a 2 fatias.
7) jamais comer rodízio de pizza. Quase todas os restaurantes tem opção para quem não quer comer o rodízio.
8) sobremesa só para não fazer "desfeita". Não recuso aquela sobremesa que minha mãe preparou com tanto carinho, né? mas como um pedaço pequeno.
9) lanchar em casa antes de ir para um local onde sei que só serão servidas coisas gordurosas e engordativas.
10) Descobri que existe sim "meia chutada de balde". Quero comer chocolate, como uma porção pequena. Tira parte do prazer, mas é possível. Não chuto totalmente o balde.

Isso posto, tenho que dizer que é claro que muitas vezes criei exceções às regras acima. Sou um ser humano, como todos, imperfeito. Mas consegui vencer a guerra até aqui. Sigo sempre lutando porque isso, inclusive para quem nunca foi muito obeso, é uma luta diária, com as facilidades da vida moderna.

Tenho que dizer também que consegui, ao longo desse tempo, manter uma vida mais ou menos regrada. Não tive nenhum grande estresse, e meu trabalho me permite um certo equilíbrio. Essas coisas são importantes. Cada vez mais acredito que, além de nutricionista, um psicólogo também deve ajudar muito à emagrecer, para quem tem uma dificuldade maior.

Ontem me permiti um luxo que não fazia havia muito tempo. Por falta de alimento na dispensa, acabei por levar apenas alguns biscoitos maizena para o lanche da tarde no trabalho. Saí, então, com fome, por volta das 18:00h. O que eu fiz? fui na Cacau show e comi uma barrinha de 30g de chocolate amargo (adoro). Estava com fome, era um lanche rápido e me daria energia até chegar em casa, além de ser muito bom. Por que não? percebi que mudei minha relação com a comida, realmente passando a comer para viver, ao invés de viver para comer. Pela primeira vez em muito tempo comi um chocolate sem culpa nenhuma.

Esse não é um guia para quem quer perder peso. Apenas funciona para mim dessa maneira. Cada um tem que achar o que funciona para si. E você, tem lidado bem com a balança?

14 comentários:

  1. Oi Sergio,

    O meu último post foi exatamente sobre isso: dieta, emagrecimento, corrida e por ai vai.

    Tb faço mais ou menos o que vc tem feito e por incrível que pareça estou emagrecendo. Ainda faltam uns 3 kg, mas o importante é que estou vendo resultado e já se foram 1,3 kg para nunca mais encontrar.

    Parabéns pelos 11kg a menos!!!

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    já li seu post, que bom que sua dieta está tendo resultado!
    Obrigado pelo comentário!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. OLha Sérgio, eu faz amanhã 1 semana que fui pela 1ª vez a um nuticionista.

    EStou a reaprender a comer, a não saltar refeições, isso é importantíssimo, e também a escolher melhor os alimentos. Não me parece nada de novo de facto, no entanto a motivação que o nutricionista nos pode dar é muito importante, assim como referes, a estabilidade nas várias áreas da vida de uma pessoa é também factor que ajuda a ser equilibrado na alimentação.

    Em muitas situações, como emocionalmente e isso é errado

    EStou a tentar emendar-me. A retomar o exercício e a reapreender a comer. Bem.

    Um grande verdade é que para emagrecer, é fundamental fazer exercício com regularidade.

    EStás de parabéns. Quero daqui a uns tempos poder escrever o que tu escreves hoje

    Um beijinho de Portugal

    ResponderExcluir
  4. Eu travei muita luta com a balança em 2006, eliminando uns 20kg. Nessa época não fazia exercício físico algum, só uma dieta com acompanhamento de uma Drª em medicina ortomolecular. Deu certo e desde então não recuperei o peso perdido.
    O Sergio tb fez dieta nessa época, mas só agora coma corrida + alimentação correta ele está conseguindo perder peso.
    Não tem fórmula mágica mesmo, cada um tem que encontrar um caminho e seguir motivado.

    Sobre o treino, acho que vamos no sábado pq domigno tem uma corrida na Lagoa. Vc está sabendo dessa prova?

    Parabéns pelo post, acho que servirá de motivação para muitos corredores.

    Bjs e bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Esse é um caminho difícil, mas muito recompensador. Vale muito à pena! Com o tempo, as coisas ficam mais fáceis e os sacrifícios diminuem um pouco. Mas o preço de permancer magro é a vigilância constante...
    sucesso na sua reeducação alimentar,
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Adriana,

    Sensacional! perder 20kg e se manter magro depois é bem difícil! mostra que você tem muita força de vontade.

    Esta semana vou correr no sábado! depois passo aí para ver se marcamos algo.

    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Sergio, Boa Noite
    Rapaz, cara eu resolvi desde outubro que iria sair do sedentarismo, resolvi fazer a minha propria dieta, na verdade uma reeducação alimentar, pois se eu fosse no endocrinologista eu sei o que ele ia falar (já fui uma vez) e dificilmente o que ele iria pedir eu iria conseguir comprir, decidi que iria me reeducar e fazer exercicios fisicos, comecei caminhando uma hora todos os dias, hoje consigo correr uma hora (10km) direto :), antes eu pesava 142 quilos hoje já estou com 117.
    Descobri que não existe milagre caloria é igual dinheiro, se poe a conta sobe se tira ou gasta a conta desce.
    Ah e quanto as estravazadas, eu faço das minhas pelo menos uma vez por mes quando vou para casa da minha mãe, ai não tem jeito heheheh
    Abraços
    Parabens

    ResponderExcluir
  8. Rafael,
    Parabéns, cara, deve ter sido um baita esforço! o vício das corridas é bom demais, espero que você persevere!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Sérgio eu perdi 11 Kg só na corrida, sem dieta (102 a 91). Ainda me falta pelo menos uns 7 pra perder, mas estou um pouco estagnado. Agora estou tentando ajudar com dieta e aproveitando que as corridas estão ficando mais longas também. Abç

    ResponderExcluir
  10. Bacana, Bruno. Para mim a corrida só não foi suficiente, principalmente porque eu gosto muito de doce. Mas as corridas mais longas ajudam, com certeza.
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sergio e demais,
    Em novembro de 2008 resolvi perder peso. Pensei: Se é dieta e reeducação alimentar tem que ser JUSTO ANTES DO NATAL E ANO NOVO. Claro q familiares acharam estranho minhas recusas nas ceias. MEU OBJETIVO ERA: PERDER PESO PRA VOLTAR A CORRER EVITANDO LESÕES. 6 meses depois tinha perdido 9 kg, iniciado treinos numa praça perto de casa e em 25/10/2009 completava minha primeira corrida e logo uma 10k (The Nike+ Human Race 2009). Tinha 96kg e cheguei a 84kg. Pra mim que trabalho no centro do Rio e não janto acho tranqüilo: Evitar açúcar e gordura de seg-sex e final de semana sem exageros SOMADOS a uns 3 ou 4 treinos corridas. Ontem (13/nov/11) após 1 ano parado por lesão, voltei a participar da 10k Rio Corrida Panamericana. E aproveito pra deixar uma frase que meu pai dizia: "DÊ TRABALHO PRO SEU CORPO PRA QUE O SEU CORPO NÃO TE DÊ TRABALHO".
    Bruno Bastos-Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. é isso aí, amigo. O mais difícil é resistir às tentações da vida moderna... mas correndo tudo fica mais fácil! Boa frase!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Ola meu amigo...
    Hoje peso 123 kilos e estou em uma luta constante para perder.
    Comecei a correr agora e em breve voltarei para falar qto perdi.
    Acho mto legal esse blog uma motivacao a mais, como se eu tivesse a obrigacao de voltar aqui e falar que perdi e vai ser iso que vou fazer..
    So tenho a agradecer pela atitude.

    Grande abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,
      a luta é constante e estamos todos nela. Você vai conseguir! a corrida é um forte auxiliador nesse processo.
      Fico muito feliz que esse humilde blog esteja incentivando alguém a ter uma vida melhor e mais saudável! Não deixe de passar por aqui para comentar como está indo!
      grande abraço
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...