Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Roteiro sensacional (e não foi a Ponte)



Domingo foi dia de treino e de encontrar muitos amigos virtuais que viraram reais!!

Neste dia ocorreu a Corrida da Ponte, que eu não participei. Resolvi, entretanto, fazer meu longão por ali, a fim de assistir a chegada. Larguei muito próximo de onde seria a chegada da prova, no MAM, ao lado do Monumento dos Pracinhas, e segui em direção à Praia de Botafogo. Minha meta era correr a uma média de 5'23"/km, se possível indo um pouco mais rápido na 2ª metade.

Ainda no início do treino encontro o Xampa, amigo que conhecia da internet e com o qual havia trocados vários emails sobre diversos assuntos das corridas. Ele estava fazendo seu treino de bike e me reconheceu pelas fotos do blog. Eu confesso que estava tão focado no treino que nem percebia os diversos ciclistas que cruzavam por mim. Camarada muito gente boa ele. Trocamos algumas palavras, (devo ter atrapalhado o treino dele he he) e pude ver que ele é tão gente boa ao vivo quanto pela internet. Seguimos nosso treino. Grande abraço amigo.

Ao final de Botafogo, vi que ainda faltava muito para a metade do percurso e que, se voltasse dali, teria que fazer uma ida e volta chata. Segui, então em frente em direção à Urca. Cheguei ao pé do bondinho e aí tinha 2 opções: 1) voltar dali e ter que fazer uma ida e volta extra ou 2) seguir a Pista Cláudio Coutinho, e enfrentar suas subidas e descidas. Escolhi a 2ª opção. Isso matou meu pace, pois estava indo muito bem, 40 metros na frente do meu parceiro virtual he he. Na volta do caminho, tinha 150 metros de desvantagem e aí desencanei e parei de olhar para ele. Pô, eu contrato o cara, pago direitinho e ele fica jogando contra he he aí não dá!

Voltei a rodar no ritmo planejado, mas o estrago no tempo já estava feito. Fiz a volta pela ciclovia, pois na ida havia usado o meio da pista dos carros, que nesse dia fica fechado ao trânsito. Como ela é bem mais sinuosa, ganhei alguns metros que faltavam para completar o treino próximo ao carro. Foi um ótimo treino, que completei em 1h38'27". Não deu recorde, mas, com a dificuldade do percurso e a temperatura muito alta, foi muito bom. O melhor de tudo é que cada vez minhas pernas ficam mais inteiras após esses treinos. Sinto que já estou preparado para aumentar um pouco a distância!

Tenho que falar do visual do percurso, simplesmente sensacional! Por mais que estivesse focado, não dá para não se maravilhar com um dia de sol maravilhoso no Rio de Janeiro (os colegas que correram a Corrida da Ponte não acharam tão maravilhoso assim he he). Destaque especial para a Pista Cláudio Coutinho, onde inclusive cruzei com borboletas azuis lindas!

Pela primeira vez essa semana treinei 4 vezes, e fiz 2 de spinning. Como meu longão anterior havia sido no sábado, foi possível treinar assim sem correr por dois dias seguidos. Resumo (excluindo aquecimentos e desaquecimentos):

2ª feira: Interval 10x(500m 4'31" + 2' 6'19")
3ª feira: spinning + musculação
4ª feira: Maracanã ritmo: 40' a 4'54"/k
5ª feira: spinning + musculação
6ª feira: Interval short 13x(200m 4'19" + 200m 6'48")
sábado: off
domingo:Longão Aterro 18k (1h38'27")

Depois eu faço outro post contando minha impressão da Corrida da Ponte, bem como os demais amigos que encontrei.

12 comentários:

  1. Temos que passar a incluir subidas nos nossos treinos, mas acho que vamos ficar com a do Rio Sul.
    Corremos na Lagoa no sábado e no domingo fechamos 10,5k Copa x Aterro. Foi um treino ótimo! Assistimos a chegada dos atletas de elite e fotografamos a chegada dos Baleias, grupo divertido demais.

    Vai viajar no feriado? Nós ficaremos por aqui e vamos aproveitar para fazer um longo. Talvez façamos Ipanema X Aterro.

    ResponderExcluir
  2. Legal, eu também assisti a chegada e encontrei com o Grupo Baleias! devemos ter desencontrado por pouco :-(
    vou viajar no feriado... fica para a próxima. Bom treino para vocês! esse roteiro Ipanema x Aterro parece bacana, vamos marcar outras vezes!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. oi, sérgio!!!

    muito legal esse treino, ainda mais porque ainda deu pra acompanhar a chegada dos que foram correr a meia da ponte!

    eu morei lá na praia vermelha, na urca, e amava aquele visual, as praias, o bondinho, tudo me encantava! corri muitas vezes na pista cláudio coutinho! muito bom correr ali!

    não demora a fazer esse post da meia da ponte, que eu tô doida pra saber os detalhes dessa corrida incrível, e ver as fotos dos amigos Baleias curtindo muito esse momento;)

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Sergio
    Saudações! Também não participei da Corrida da Ponte, mas meu compadre se arriscou àquele sol todo. Nem sei se escreverei sobre o assunto, pois levantarei uma polêmica sobre a organização do evento e a constante presença das sirenes das ambulâncias. A chegada foi a cereja do bolo nesta aventura kkk
    Boas passadas.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sérgio, todos que participaram da prova da ponte falaram muito do calor. E seu longão, sofreu muito também com o sol?

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Elis, nunca soube que você morou no RJ... aquela trilha foi reformada, está muito boa. Pena que é pequena.
    Tenho que fazer o post da Corrida da Ponte... pena que não tenho fotos, meu celular descarregou :-( mas tirei algumas fotos com os Baleias que devem sair no blog do Miguel, ops, de vocês :-)
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Fala André
    Tudo bem? pois é, rapaz, tenho a opinião um pouco diferente sobre a Corrida da Ponte. Acho que ela vai crescer com a dificuldade desse ano. A temperatura estava absolutamente incomum para essa época... realmente muita gente passou mal.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Alessandro,
    Olá! senti o calor, mas não tanto assim. Comecei o treino 22 minutos mais cedo, o que ajudou, mas acho que o principal foi que o asfalto da ponte com o concreto das laterais criou uma espécie de forno, pelo que entendi pelos relatos. No meu caso eu me lembro de ter visto o termômetro marcando 27º na sombra, o que incomodou, mas deu para levar. Outro fator é que em prova sempre se dá um pouco mais, né?
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Beleza de treino, hein, Sergio? Nesses cenários que vocês tem por aí, todo "passeio" vira festa. Parabéns pela evolução, siga firme aumentando distâncias e ritmos.

    Abraço, boa semana e bons treinos.

    Fábio

    ResponderExcluir
  10. Legal seu treino... Parabéns! Poxa, não te encontrei lá. Vou voltar na Maratona do Rio e vamos ver se conseguimos marcar um encontro. Bons Treinos!

    ResponderExcluir
  11. Fabio,
    Valeu amigo! bons treinos para você também!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Poxa, Yeda, fiquei triste de não ter te encontrado! era muita gente! Encontrei meu amigo Guilherme, bem como a equipe Baleias, mas não pude ficar muito tempo também, pois tinha um aniversário na hora do almoço... mas vamos nos encontrar na prova de julho sim!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...