Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Avaliação e perspectivas

Ontem (domingo) corri 17k na Lagoa, para 5'37"/k, e foi um ótimo treino. Como fiz uma prova tranquila na Asics, a semana também foi boa. Corri na esteira na terça mais leve e na quinta um pouco mais forte, mas sem forçar demais. Fiz também fortalecimento muscular. Sigo fazendo meus tratamentos com gelo (estou tentando ser mais disciplinado) e alongamento.

Fiquei tentado a tentar melhorar meu treino na Meia da Caixa que participarei em duas semanas, mas como a altimetria é pior, se fizer sub-2h já está bom demais.

Como falei ao final do post anterior, tenho, no momento 3 lesões. Quarta-feira começo a fisioterapia. Não são, no momento, graves. Uma é no pé (metatarsalgia) e creio que, com o gelo já ficaria boa. A outra no joelho, Condromalácia patelar, eu diria que tem diminuído. Ontem trenei 17k sentindo, eventualmente, algumas poucas pontadas. Algo melhor do que estava antes. A outra é mais chata, é uma tendinite no tal do Semitendinoso, que passa na parte posterior da perna, entre o joelho e o quadril. Acho que surgiu na musculação, quando comecei a fazer contração da perna e coloquei um peso meio alto da primeira vez. Depois fui correr um dia de joelheira e ficou pressionando esse tendão. Ela aparece por volta do 5k e vai eventualmente aparecendo até o 12k. Depois some.

Tudo que quero é sobreviver às 2 Meias que ainda tenho (Caixa e Assunção), para finalizar a temporada, e depois ficar me tratando e recuperando.

Já identifiquei algumas possíveis causas para a contusão como: excesso de velocidade no longão, carga errada na musculação, planilha de treino sem semanas de recuperação, volta do uso do tênis com amortecimento por ter ficado sem tênis minimalista e volta ao uso de tênis sem amortecimento quando já não estava habituado (causa específica do problema no pé). No futuro vou procurar evitar esses erros. Se é para errar, que sejam erros novos he he! Ainda bem que, como na vida, na corrida errando é que aprendemos! Para a Maratona penso em contratar uma assessoria, mas ainda não me decidi por completo.

Vou investir no segundo semestre no equilíbrio corporal, pois tenho o lado direito da perna bem mais fraco que o esquerdo. O negócio é fazer o fortalecimento muscular sempre que possível com cada perna separadamente. Não tem risco e só traz benefícios! o único problema é que o treino fica mais longo.

11 comentários:

  1. Melhoras !!!! Acho que faz parte do aprendizado.
    Eu acredito que vc sabe mais de vc do que alguem poderia saber e não há mistérios no treinamento. Contratar uma assessoria pode ser bom, para mim não é, acho muito bom para fazer social e só. Acredito que lendo, conversando e me testando aprendo muito mais.
    Talvez, com a assessoria vc consiga chegar mais rápido a uma contusão ou na sua meta. Acho que está a grande diferença.
    Eu não sou totalmente sem assessoria, já que sigo as planilhas do Ironguides, mas tb não acredito em trabalho personalizado. Na natureza nada se cria e tudo se copia.
    Acho mais legal guardar essa grana e comprar um tenis minimalista que vc curta.
    Enfim, ficaria horas falando sobre isso e algumas coisas nem poderia escrever para nao pegar mal, hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu também, assim como o Xampa, tenho muitas ressalvas sobre assessorias. O Sergio contratou uma e lesionou o joelho em menos de 3 meses.

    O que gosto mesmo é de ler sobre o que funciona com os outros corredores, ler as planilhas das revistas e adaptá-las a minha realidade e condicionamento.

    O Sergio, mesmo com a experiência anterior, está pensando em um acompanhamento para a Maratona. Mas até lá temos muitos kms e planilhas pela frente. Eu prefiro continuar em carreira solo, mesmo sabendo que a assessoria me traria mais técnica e velocidade!

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,
    Você é um felizardo, vai participar da festa e correr duas provas de 21 km, exatamente como tinha planejado para 2011. Trate logo dessas mazelas, pois as ziquiziras não podem participar da corrida, ok?
    Graaande abraço!!!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Xampa,
    fico na dúvida quanto à Assessoria. Minha vontade é mais de poder trocar uma ideia de alguém que esteja olhando meu treinamento de fora. Mas teria que escolher com muito cuidado, até porque não sou propriamente um iniciante, ainda que eterno aprendiz, né? vou pensar melhor, mas vou levar as experiências de vocês em conta.
    Pode falar que não vai pegar mal :-)
    abração,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Adriana,
    depois de ler você e o Xampa fiquei mais na dúvida se vale a pena ou não a assessoria. Valeu pelo toque! vou repensar!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Gilmar,
    é isso aí, amigo! só de poder participar já estou feliz! o negócio é ir monitorando as contusões. Hoje corri e pela primeira vez não senti nada no joelho. Mas o posterior da coxa está incomodando.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. oi, sérgio!!!

    nossa! semitendinoso?! nunca tinha ouvido falar!
    cada lugarzinho que inventa de doer no corpo da gente!
    fico toda arrepiada só de ouvir falar em fisioterapia rsssssss
    fiz muitas sessões este ano rssssssss
    desejo que você se recupere logo! e possa voltar a correr sem dor!

    tenho acompanhado seus treinos aqui no blog, e a impressão que tenho é que você fez tudo tão certinho!
    evoluiu aos poucos, fez fortalecimento, fez aulas de bike, correu na grama, ajustou os treinos quando sentiu necessidade, mudou tênis...
    sei não, mas acho que você não poderia ter melhor treinador do que você mesmo;)
    e quanto à assessoria, eu tenho... mas as planilhas pra mim são mais pra ter uma referência... é que eu não encontro tantas informações sobre treinamento pra ultramaratonas... e como o meu treinador tem experiência com ultras, acho que tenho muito a aprender com ele... mas pretendo ficar com a assessoria apenas até outubro, quando farei os 75km do desafio bertioga-maresias... depois dessa prova, seguirei por conta própria...

    boa sorte nos seus próximos desafios!!!
    nos veremos em assunção!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis,
    pois é, esse Semitendinoso está me tirando do sério ;-) e o pior é que também nunca tinha ouvido falar do danado!
    Eu acho que fiz quase tudo certo. Mas não tudo. O longão estava muito próximo ao meu limite de velocidade. No fundo é quase como se eu participasse de uma prova por semana (só um pouquinho mais fraco). Esse foi o erro principal. Foi chato que isso aconteceu bem perto das competições. Mas é assim mesmo, paciência. Estou me recuperando. É correndo e aprendendo.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo,
    Antes de tudo lhe desejo melhora das mazelas, mas parabéns pela disposição. O que para muitos é desculpa, você faz de motivo.
    Em relação a assessoria esportiva penso como seus amigos, mas faço uma ressalva. Existe um grupo significativo de pessoas que não têm este cacuete de pesquisador ou auto-didata. Para estes o serviço chega a ser fundamental para não se arrebentarem sozinhos por aí.
    Forte abraço e boas passadas!
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sergio te desejo melhora.
    Como estudante de educação física e correr aconselho a treinar com a ajuda de um especialista, no caso as assessorias, mas deve escolher um bom profissional.
    Eu não uso assessoria , mas estudo muito sobre treinamento para corrida, mas boa parte do que conheço, nunca consegui aplicar em min, pois o meu corpo, apesar de esta treinando há dois anos, o meu corpo não esta preparado.
    As vezes quando forço um pouco , acabo me machucando, eu tenho um problema sério com subida e quando acho que estou preparado para progredir meu treino em subida ,me lesiono.
    O que pode esta acontecendo é que você pode esta pulando fase, o que é normal para um corredor de sua.
    Desejo boa sorte nas suas meia maratona
    Um abraço
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. André e Fernando,
    obrigado pelos comentários amigos. Desculpa pela demora na resposta.
    Fernando, não creio ter pulado etapas. Apenas exagerado um pouco em alguns treinos. Mas valeu pelo toque.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...