Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

4 minutos

O que dá para fazer em 4 minutos? não muito... uma leitura e uma curtida no facebook, uma piada bem contada pelo seu tio em um aniversário de família, duas estações do metrô lotado no fim do trabalho, que mais?

Estou me preparando para a Meia da Athenas e às segundas-feiras faço os treinos de tiro. Hoje foi o mais pesado desde que comecei os treinos e a parte dura durou meros 4 minutos. O treino era de 15' de aquecimento, mais 8 séries de 30 segundos com esforço total (daí os 4 minutos) e 30 segundos de trote, seguidos de mais 15' de desaquecimento. Dei meu máximo nessas séries e, nas últimas, parecia que meu coração ia sair pela boca. O fato é que fiquei tão esgotado que os últimos 15' de desaquecimento foram feitos bem lentamente.

A corrida é coisa de maluco mesmo. No futebol se fica feliz por um gol, no basquete por uma cesta, por aí vai. Pois eu hoje estou extremamente feliz com o sofrimento que foram esses 4 minutos! Adorei!

Nunca havia feito treinos de tiros tão curtos, quanto tem sido estes de segunda-feira. Daqui para frente eles irão só aumentar ainda mais. Sinto que melhoro minha velocidade, o que será muito importante na meia. Tive que ajustar minha respiração, que se torna item crítico em um tiro curto. Percebo, também, que minha recuperação pós-treino tem sido excelente, o que eu credito ao reforço muscular (musculação) que tenho feito nos dias que não corro.

Noto que, após mais de 3 anos correndo, ganhei uma percepção corporal que tem sido muito importante. Com isso, tenho deixado as lesões distantes, que é o melhor de tudo.

13 comentários:

  1. Huuuuum, conheço esses treinos de tiro as segundas.
    E os treinos de ritmo de 200 metros? Tá conseguindo fazer? Eu acho um saco. Dessa vez, para a moratona vou faze-los no relogio mesmo, vou correr 1 minuto em um ritmo. Muito mais facil. Não aguento ficar de olho no garmin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soa familiar he he! os treinos de ritmo de 200m eu estou fazendo na esteira. Mas, ainda que consiga programar as velocidades, é chato que tenho que apertar o botão de alterná-las toda hora. Acho que faz sentido fazer os treinos de ritmo assim, ao invés de fazê-los em velocidade constante, mas a operacionalização é meio chata mesmo. Tenho certeza que alterar de 200m para 1 minuto vai dar no mesmo. É uma boa ideia. Vou comprar a Ironguides da Maratona para o ano que vem.
      abs
      Sergio

      Excluir
    2. os 200m na esteira são imbatíveis, faço assim:
      coloco no ritmo e faço 200m.quando chega em 200m pulo da esteira e deixo ela rodando no ritmo até 250m (o descanso é parado, e quase dá os 20s proposto) voltou em 250m e corro até 450m. pulo e volto no 500m e assim vai.

      Então em 1km, você faz 4x 200m. A conta fecha certinho.

      Excluir
    3. Pois é, Ricardo, de início achei que devia correr devagar, mas depois de ler seu relato fui pesquisar no forum do ironguides e vi que você tem razão. O sugerido é justamente ficar ao lado da esteira parado. Veja: "If on the treadmill, just jump off the belt and rest there standing still (ie, keep the tready running at the fast speed at all times). If on the roads, very, very easy jog".

      Não sei se consigo fazer isso. Tenho um problema que o uso da esteira é limitado em tempo, que eu acabo ultrapassando. Normalmente, pela manhã, ninguém fica esperando muito tempo, então também não fico com a consciência muito pesada (é isso ou mudar de academia). Ficar saindo dela irá chamar muito a atenção.

      Mas vou pensar nisso...

      abs
      Sergio

      Excluir
    4. MAs não é sair dela não, vc fica em pé em cima dela, só abrir a perna e deixar ela rolar...

      Excluir
  2. Então viva os 4 minutos Sergio!
    Tenho feito também treinos de tiros (as vezes mais curtos, às vezes intermediários) e tem sido muito bons.
    Realmente muda nossa percepção e parece que dá mais gás.
    Estou na torcida pelo bom desempenho na prova!
    Abraços
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. é você, Xampa e Ricardo... os meninos do IG e dos tiros de 200m:)

    eu não gostava dos treinos de velocidade e muito menos dos de ritmo, mas depois que comecei a seguir direitinho pra melhorar meu tempo na maratona, passei a curtir... principalmente essa sensação depois, uma mistura de esgotamento e de realização:)

    também vou fazer a meia da Athenas - já me inscrevi;)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sofrimento é muito grande, então a satisfação também ;-)
      Show você fazer a Athenas!!! Muito bom! vai ter que gostar da Perimetral :-p
      bjs
      Sergio

      Excluir
  4. Sérgio tudo certinho!
    Muito bom ver o esforço nos resultados dos treinos!
    E, noto a mesma coisa, qdo. vc fala de musculação. Faz uma enorme diferença!! Concordo com vc!
    Nunca fiz treinos de tiros, mas acho que vou aderir tb. Revistas, amigos e profissionais dizem que esses treinos valem ouro!
    Bons treinos,
    Abraços
    Vanessa Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Muito obrigado!
      A musculação é mesmo muito bom para mim e para os que fazem. Claro que tem gente que corre bem sem isso, mas aí cada um sabe o que é melhor para si.
      Gosto muito dos treinos de tiro, fazem uma baita diferença na performance. Sugiro começar devagar, para não arriscar uma contusão. Mas recomendo fortemente!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  5. Que beleza! Senta a bora, meu amigo (digo, o tênis)!
    Boas passadas :-)

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...