Acabei de ler o livro Nascido para Correr. Excelente. Um daqueles livros que te fazem pensar em muitas coisas e, possivelmente, mudar alguns hábitos. Gostei tanto que voltei para reler algumas páginas. Como diz na contra-capa, é um livro que te faz ter vontade de correr por aí, mas descalço...
Dificilmente conseguiria fazer uma resenha melhor que o da Rodrigo Stulzer sobre o livro. Recomendo a leitura.
Confesso que antes de abrir o livro estava com uma certa implicância. Achei que não ia gostar, mas comprei meio que para poder falar mal depois :-) Pensei que cada hora tinha um modismo e a de agora era a corrida descalça e que o livro ia tentar me evangelizar. Realmente ele o fez.
O ponto é que, ainda que algumas coisas devam ser vistas com reservas, visto que o autor tenta sim te evangelizar, é muito difícil não se convencer de certas coisas. Acredito que fomos realmente feitos para correr e que muito provavelmente os tênis modernos com ultra-amortecimento não estão entre as melhores coisas feitas para os nossos pés... tenho uma experiência pessoal nesse sentido, mas preciso dar mais tempo para tirar mais conclusões antes de colocar aqui no blog.
Achei muito interessante no livro os axiomas que ele coloca em um determinado momento:
1. quanto mais caro o tênis pior
2. tênis velhos são melhores que tênis novos
3. fomos feitos para correr descalços
Fazendo um questionamento mais crítico, eu acho que ainda precisamos de mais dados para embasar as conclusões acima. Mas que o livro apresenta muitos indícios que parecem fazer sentido, isso é difícil de refutar. Estou certo que, com o tempo, teremos mais dados a esse respeito.
É evidente que muitos com certeza não concordam com essas afirmações. Eu certamente não concordava há um tempo atrás. Mesmo assim, eu recomendo a leitura.
Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ainda não li... mas tá na fila!
ResponderExcluiro assunto é muito interessante! como você diz, só o tempo, e a prática, pra gente poder tirar alguma conclusão!
eu pretendo experimentar! já adoro andar descalça mesmo;) a questão é correr descalça na rua...
Nossa, que coincidência! Comprei este livro faz uma semana! Está na minha cabeceira, aguardando o término da leitura de um livro de literatura indiana...
ResponderExcluirAeee Sérjão parabéns, cara a globo livros visitou o meu blog e me presenteou com este belo livro, ainda não terminei o tempo está escasso e quando pego nele para ler um pouco na cama da sono aí já viu né...Mais pode deixar que vou terminar...kkk...
ResponderExcluirValeu boas corridas e aí vai correr também descalço...
Um abraço
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
O livro é muito bom, gente! Vale a pena! Começa meio amarrado, mas depois não dá para largar. Elis, não sei se no final teremos realmente que correr descalços, mas no mínimo a tendência será de calçados com menos amortecimento. Acho que as marcas vão sofrer um pouco. Claudia, é uma honra ter um comentário de uma IronWoman aqui no Blog! Bem vinda! Jorge, você é um ícone. Vamos nos ver na Maratona do Rio? não deixe de ler o livro! Abraço a todos.
ResponderExcluirhehehehe, esse livro está na minha lista. preciso comprar.
ResponderExcluirXampa, tem tudo a ver contigo. Vai muito na linha dos seus posts. Com certeza você vai gostar.
ResponderExcluirOi Sérgio vim retribuir a visita e a mensagem em meu blog =D muito obrigada.
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro relacionado a corrida você acredita?rsrs
Bons Kms
Fabi =D