Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Treinos de base

Periodicamente vou criar uns tópicos sobre alguns assuntos de corrida com os quais tenho encontrado opiniões divergentes da internet. Como não sou formado em educação física, as dúvidas são de leigo. O primeiro é sobre a natureza dos treinos de base.

Outro dia estava surfando na internet e me deparei com um texto sobre corrida de profissionais. O texto era sobre um treinamento chamado Método Lydiard, que estabelece basicamente que o ciclo de treinamento deve ter cinco fases:  Condicionamento aeróbico (3 a 6 meses), Treino de força (4 semanas), treino intervalado (4 semanas), treino de velocidade e habilidade (4 semanas), fase de polimento (últimas 4 semanas). Este treino foi desenvolvido nos anos 50 e visava principalmente a maratona, mas era indicado para corredor de qualquer distância a partir de 800m. O problema é que a fase inicial, de condicionamento aeróbico, segundo o método, deveria ter 160km semanais de corrida! Embora o método tenha perdido popularidade com várias críticas, ainda é usado hoje, com aparente sucesso em alguns casos como mostra a página de Lydiard na Wikipedia.

Embora a maioria dos treinadores hoje faça um trabalho dividido em fases, provavelmente influenciado pelas idéias iniciais de Lydiard, há uma divergência em relação à fase incial do treinamento. A maioria das pessoas hoje acredita em um ciclo onde o período de base é focado no fortalecimento muscular, ao invés do desenvolvimento da capacidade aeróbica. No site da Corremar, o prof. Luciano diz:

"Fase 1 ou treinamento de base
Visa trabalhar a força muscular geral dos membros inferiores, superiores, abdômen, e musculatura estabilizadora da coluna buscando uma maior resistência muscular para o organismo suportar melhor toda a carga de trabalho realizada nas etapas posteriores."

E então, em quê acreditar? Eu estou com um planejamento muito parecido com o deste último. Continuo achando que é melhor fortalecer os músculos antes de realizar treinos de mais qualidade.

2 comentários:

  1. --------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Grande Sérgio obrigado pelos elogios, a intenção daquele post no meu blog é para que os outros corredores como vc se inspirem também a correr longas distâncias.
    Bom com relação ao seu post, eu não sou técnico mais pelos 9 anos que estou na estrada, vou dar minha opinião, não conhecia esse treinamento de base, mais pelo que eu li achei bom, pois o corredor que visa alguma coisa nas corridas, tem que fazer o treinamento de base, mais esse modelo é dos anos 50 quando não existia muitas corridas, caso o corredor fizer este treinamento de base vai ter que focar muito a corrida tal, visto que hj em dia existem milhares de corridas...Mais seja o que for, desejo boa sorte nos seus treinamento e caso vc não treine com um profissional de educação física lhe aconselho a vc treinar pois vejo muitos corredores por aí copiando planilhas que são para outros corredores e daqui a pouco se lesionam.

    Bom final de semana e bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Jorge. Sempre uma honra receber uma visita sua. Concordo que o método já está ultrapassado, o que me surpreendeu foi ver que tem gente que ainda treina por ele. Quanto ao treinador, concordo que é importante. O que fiz para suprir a ausência foi pesquisar muito e ser muito conservador ao preparar a série. Vamos ver no que dá...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...