Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Teimosia dá nisso

Domingo fiz o meu longão, no Jardim Botânico. Era para ter sido um treino excelente, o dia maravilhoso, dormi relativamente cedo no sábado, enfim...

O treino até foi bom. O problema foi depois. Explico.

Depois de ter lido o livro do post abaixo, resolvi mudar minha corrida. Resolvi correr com um tênis sem amortecimento algum, e reduzi muito o tamanho da passada, aumentando sua velocidade. O problema é que, ao fazer isso, forcei muito estruturas do meu corpo que não estão acostumadas. Senti mais os músculos da panturrilha e do tornozelo, mas isso era algo esperado e que a musculação ajudou a suportar. O problema foi que adquiri uma tendinite forte no pé esquerdo da qual ainda não me recuperei.

Eu ainda tenho dúvida se ela ocorreu pela corrida ou pelo gelo após. O fato é que quando cheguei em casa não estava sentindo nada. Mas mergulhei minhas pernas no gelo para previnir qualquer contusão e tive a impressão que a contusão ocorreu logo que tirei os pés do balde com gelo, quando firmei o pé no chão para andar com os músculos ainda duros do frio. Até porquê o local da contusão não é forçado na corrida, mas quando fico em pé apoiado no calcanhar. Mas vou ficar sem saber.

O livro fala que para passar a correr descalço, por exemplo, deve-se primeiro aprender. Começa-se andando, depois correndo pouco, só depois de muito tempo se volta a correr algo próximo do que estava acostumado. Pois é. Eu, querendo fazer o que estava previsto na planilha, corri os mesmos 55 minutos que estavam planejados. Só que com uma passada muito menor. Basta dizer que meu ipod registrou uma distância 38% maior que a real, resultado da passada 38% menor.A mecânica da passada foi completamente alterada.

A boa notícia é que desde que passei a pisar com a frente do pé e parei de usar um tênis super-hiper amortecido, minha fascite foi embora. Só para constar, no livro citado esse problema é relatado como o mais grave que pode afetar um corredor.

Mesmo com a tendinite, fiquei com a impressão de estar indo no caminho certo, de reduzir o amortecimento e as passadas, e pisar mais com a frente do pé. O problema é que fui com muita sede ao pote, o que dificulta uma análise melhor. Se eu quiser realmente ir nessa linha, preciso ir devagar. Bem devagar... mas espero que não precise ficar muito tempo parado.

Resumo dos treinos da Semana
Indice de adesão ao planejado: 100%
Alteração nos planos: as mesmas da semana passada. troquei os treinos de terça pelos de quinta, por questões de logística. Aumentei uma série no intervalado, para completar 40 minutos. Continuarei fazendo isso no futuro.
Treinos (Domingo à domingo): 3 de musculação e 4 de corrida
Sensação: Ruim. A fascite aparentemente se foi. Tendinite no pé esquerdo. Afastado temporariamente dos treinos de corrida. Possível continuar com musculação, desde que não force a contusão.

10 comentários:

  1. puxa, sergio, que pena!
    espero que você se recupere logo!!!

    semana passada comecei a tentar mudar o tipo de pisada, buscando tocar o chão primeiramente com a parte da frente do pé! acho que estou conseguindo! mas ainda não arrisquei trocar o tênis... apesar de acreditar que isso realmente pode melhorar a dinâmica da corrida, diminuindo também o impacto sobre as articulações!

    é que todo mundo que prega a mudança diz que será um novo começo na corrida! a gente tem que agir como se estivesse começando a correr a partir daquele momento, pra adaptar o corpo... e é isso que acho mais difícil...

    o joel,do blog corredor disciplinado, (http://corredordisciplinado.blogspot.com/)passou a correr descalço, e já fez 10km, acho que já na segunda tentativa... parece que está dando certo pra ele!

    estou na torcida pra que você volte logo a seus treinos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Elis! entrei no blog que você indicou e já estou seguindo. É excelente. Valeu pela dica. Essa contusão foi realmente uma pena, até porque fiquei sem saber se ela foi realmente causada pela corrida. Recomendo cautela ao mudar a pisada... mas fiquei muito animado de não estar sentido a fascite. Na realidade no meio de semana já havia feito um treino com um tênis de corrida com menos amortecimento pisando com a frente do pé e não tinha sentido nada. Foi isso que me animou a tentar o longão com o tênis tipo All-Star... mas não desisti não. Tudo indica que a mudança será benéfica. Mas a dor está muito chata, cheguei a achar que tinha um fratura (já descartada). abração.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, venho observando algumas pessoas que decidiram correr descalço. É mais ou menos como aprender a andar novamente. Eu sinceramente não vejo qualquer vantagem nisto. Se vc estiver com paciência para esperar 2 anos para o seu corpo se adaptar vá em frente, senão meu caro, é melhor ficar com o bom e velho tenis de corrida. Boa sorte na recuperação.

    ResponderExcluir
  4. Leo,
    valeu pela opinião, é bom ouvir também que pensa diferente.
    Mas depois de 3 meses correndo com um Nike Vomero 4 tive 4 meses de fascite plantar severa. No livro "Nascido para Correr" ela é descrita como o pior pesadelo para um corredor. Veja só os relatos nesse site:http://www.sasico.com.br/?p=18 . Depois de achar que estava recuperado voltei a correr com o mesmo tênis e voltei a sentir a fascite. Achei que tinha grandes chances de ter que ficar convivendo com isso por anos, como alguns relatos que li. Quando voltei ao meu tenis com amortecimento menor procurando pisar com a parte da frente do pé não senti absolutamente nada da fascite. Não pretendo vir a correr descalço, mas com tênis mínimos para que o pé sinta mais o chão. Aquele livro realmente me impressionou. Se você não leu, dê um olhada...
    Realmente se eu não tivesse tido nenhuma contusão séria, provavelmente não estaria motivado para tentar algo diferente. Minha idade regula com a sua, e já tive contusões demais para o meu gosto... quero chegar aos 70 anos correndo, então tudo bem dar um passo para trás para poder dar dois para frente no futuro. Vi no seu blog que você vai correr a 1ª maratona no Rio. Boa corrida para você... espero que possamos nos encontrar.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Putz Sérjão que coisa chata é essa hein, bom não sou médico, mais por um pouco de experiência que tenho eu acredito que essa lesão se deu quando vc começou a correr e não após com gelo, mais o ideal já que vc sentiu dores é procurar um ortopedista voltado para o esporte...Lhe desejo boa recuperação amigão se cuida ae...ahhh também sou da mesma opinião do Léo Mesquita que escreveu a msg dele aqui, caso vc queira mesmo ir em frente vc vai ter que ter paciência para correr descalço, pois o nosso corpo é uma máquina e uma máquina precisa se adaptar e precisa de reparos e quando nós estamos acostumados a correr com tênis e derepente muda o corpo sente...Mas seja qual for sua escolha boa sorte...Outra coisa que vc disse que teve uma lesão com o tênis volmero, vc sabe certo a sua pisada...Pois eu comecei a ler o livro nascido para correr, ainda não terminei por falta de tempo, mais como eu corro ultramaratonas e envolve vários terrenos eu prefiro mesmo é correr calçado.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aqui novamente.
    Dá uma olhada neste post:
    http://www.webrun.com.br/comunidade/blog/home/id/7
    Tá ai uma grande sacada!

    abcs, espero poder encontrar uma boa galera no Rio. Acho que seria bacana marcar de encontrar na entrega do kit.

    Leo Mesquita

    ResponderExcluir
  7. complementando, vamos nos encontrar sim na Maratona do RJ. A entrega do Kit pode ser uma boa oportunidade! Vamos marcar chegando mais perto do dia!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. show de bola, Leo, já tinha lido o post. Por coincidência testei um tênis desse este final de semana dando, como ela mesma descreveu, aquela "corridinha ridícula" na loja he he. Não sabia que o número indicava o quão próximo do descalço o tênis era. Também notei, como ela, avanços no sentido de flexibilidade para o pé e amortecimento mais "por igual", sem ênfase no calcanhar. O problema que achei foi que ele era excessivamente amortecido, o que continuaria enganando o pé segundo a "teoria dos pés descalços". A hipótese é que o contato do pé descalço com o solo faz, por algum mecanismo ainda desconhecido, com que o organismo crie um mecanismo de auto-ajuste na força da pisada, o que evita o maior impacto e as lesões. Essa linha de tênis continua não permitindo isso. Mas acredito que já seja um avanço e uma mostra que a Nike está atenta ao que as pesquisas estão mostrando. Indo na linha de que talvez não seja necessário correr descalço para usufruir dos benefícios, pode ser que sapatos como esses sejam uma tendência.

    ResponderExcluir
  9. Sergio, sabe aquela música do Cazuza, "Exagerado". Acho que me encaixo um pouco nela quando o assunto é corrida. Confesso que eu mesmo me surpreendo por ainda não ter adquirido uma lesão mais grave, mas o fato é que essa migração rápida não parecer ser o mais indicado. Embora eu tenha corrido 10km descalço, passei a sentir dores no arco do pé e naquela almofadinha que absorve o impacto, perto dos dedos, e até por isso, acho que vou aproveitar essa chance que os deuses da corrida me deram e fazer a migração bem mais leeeeeeentaaaaaa...
    Concordo com o Leo Mesquita, que fez um comentário acima, que é como 'aprender a andar novamente'. É inevitável mudar a forma de tocar o solo ao correr descalço, e acredito que isso é o que faz a grande diferença, pois obriga nosso corpo a corrigir o erro causado pelo tênis.
    Mas também discordo com o Leo Mesquita ao não enxergar vantagem em correr descalço. Esse assunto é muito pessoal, e às vezes algumas pessoas podem ter respostas diferentes das outras correndo com ou sem tênis. Enfim, tudo isso é muito subjetivo, pois todos nós somos muito diferentes. Somos únicos, com todas as nossas contradições pessoais e físicas. Agora, para mim isso é uma questão também ideológica. É impossível ler o livro 'Nascido para Correr' e não sentir raiva da Nike. Impossível! Duvido que um sujeito minimamente inteligente não perceba a p... sacanagem que essa empresa faz com os corredores há anos. E quando digo que a questão é ideológica, refiro-me também a essa necessidade que as pessoas tem de consumir desenfreadamente e mostrar para as outras que consomem a Nike, que há alugns poucos anos, era acusada de ter seus tênis fabricados com trabalho escravo no sul da Ásia, causando desemprego nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  10. Joel,
    Valeu pelo comentário! Pensamos parecido quanto à correr descalço. Mas vou tentar correr com tênis sem amortecimento, pisando na frente e com passadas curtas e ver se resolve. Correr descalço traz algumas complicações, que eu gostaria de evitar. Só de não estar sentido a fascite já foi um grande ganho para mim. Mas concordo com você, e por isso o título do post, que temos que ir bem devagar, algo que eu também não fiz. Vou acompanhar sua história e vamos trocando as impressões.

    Não sou tão radical contra a Nike, afinal é difícil descobrir que usar nada é melhor que usar o seu principal produto. Acredito que ela ficou em uma sinuca de bico. Essa linha "free" é uma tentativa de ir no caminho certo, ainda que, para mim, não resolva o problema.

    abração

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...