Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Corrida de revezamento na esteira: avaliação

Ontem participei de uma competição diferente. Foi uma corrida de revezamento de 10k na esteira da academia em que frequento. Participaram 8 equipes, cada uma com 3 competidores. Foi uma experiência muito legal!

A prova funcionava em 3 etapas, duas de 2,5k e uma de 5k. Eu corri o trecho de 5k. A prova começou com um trecho de 2,5k, onde cada equipe tinha um atleta competindo. A largada de todas as equipes foi simultânea, assim dava para comparar as performances. Nessa etapa nossa corredora ficou em 2º lugar, correndo em 13'42". Um belo tempo. Depois que todas as equipes terminaram o 1º trecho, entrou em cena o 2º membro de cada equipe, para correr novamente 2,5k. Desta vez nossa equipe não ficou entre as primeiras. Por último eu entrei para correr os 5k.

Resolvi correr de forma conservadora, para fazer um split negativo. Primeiro porque estava inseguro por causa da coluna e depois porque estou meio sem parâmetro da minha performance em esteira. Depois de um trecho inicial correndo a 6'00"/k, fiz a prova em um média de 5'12" a 5'30" até o km 3,5. Aí acelerei para 5'00"e no final cheguei perto dos 4'00"/km, já com meio palmo de língua para fora. No final cheguei com 26'30", o que dá uma média de 5'20".

Minha impressão é que podia ter corrido um pouco mais rápido no início, o que teria dado um tempo final um pouco melhor. O aprendizado é que uma corrida de 5k pode ser mais sanguenosoio. Mas no geral fiquei satisfeito. Nossa equipe ficou em 5º lugar.

A inscrição custou R$10 e houve distribuição de camisa, além de contratação de fotógrafo profissional, medalhas (muito bonitas) para as 3 primeiras equipes e mesa de frutas ao final. O clima foi muito legal, com as equipes se incentivando mas sem um clima pesado de competição. Foi minha primeira experiência de corrida em equipe, posso dizer que gostei muito. As meninas que correram comigo foram 10! Na foto aparecemos nós 3 (mas as esteiras não foram aquelas, foram umas maiores que ficam atrás). Os primeiros lugares estavam, realmente, muito mais preparados. Espero que venham outras!

6 comentários:

  1. Que legal Sergio. Nunca tinha pensado numa prova de revezamento dessas. Parabéns pela sua equipe.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Dani! Foi bem legal mesmo!
    PS sonho com aquele leite condensado do seu blog desde que li seu post! acho que vou comprar um para me permitir no dia em que completar a primeira meia he he
    bjs

    ResponderExcluir
  3. oi, sérgio!!!

    que legal essa competição!!!
    nunca li sobre algo assim!!!
    bela iniciativa da academia!

    vocês se saíram muito bem mesmo!
    correr 5km é muito difícil, porque a gente sempre quer correr muito mais rápido do que o que consegue nas corridas de 10km! então, acaba cansando muito rssssss
    e pra você que está em fase de retomada de teinos deve ter sido um desafio a mais...

    parabéns!!!
    pra você e pras meninas que fizeram parte da equipe!

    um abraço!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Elis. Foi bem legal mesmo! É a chance de transformar um esporte solitário em uma coisa de equipe. Bom para variar!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Po com umas beldades assim correndo ao seu lado vc arrebentou Serjao...rsss...Parabens cara.

    Um abraco

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Jorge, Valeu pelo incentivo!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...