Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

dois dedos de prosa

Com os treinos seguindo bem, queria colocar aqui alguns assuntos que eu acho muito importantes para a corrida e como funciona (ou não he he) comigo.

O primeiro é a questão do peso. Já abordei a questão outras vezes. Estou com meta de perder 5kg que ganhei durante o período que fiquei quase sem treinar por contusão. Venho conseguindo me alimentar bem durante a semana.

Esse fim de semana, entretanto, o bicho pegou e foi muito difícil. Até o almoço de sábado tudo estava no esquema. O problema começou à tarde, mais especificamente em uma visita a uma grande amiga que está se recuperando de uma doença, e fez um bolinho só para nos receber. Dá para recusar? de lá emendamos para uma festa infantil daquele esquema salgadinho, hamburguer ou fome... o que fazer? saldo: quase 2 fatias de bolo no primeiro evento, pois o mais velho comeu um pedaço e não quis mais, e vários mini-hamburgueres e salgadinhos no segundo. Pelo menos não comi doce...

No domingo fomos ao aeroporto renovar passaporte e de lá deixamos o carro em casa e fomos direto de metrô a um evento de almoço e degustação de vinho na casa de amigos. Minha primeira pergunta ao chegar foi: teremos salada? E a resposta: - só se você chamar pãezinhos e pastas de salada he he. Então tá, né? além da entrada calórica, o almoço foi um risoto de camarão sensacional... além dos vinhos. Procurei não comer demais, mais foi certamente mais que o necessário. Acabamos ficando até mais tarde e, ao menos, deixei para comer à noite em casa minha tradicional salada com lanche mais light.

Não sei ainda o efeito na balança, pois a pesagem é amanhã . Provavelmente não deve ter sido devastador também, mas esse fds me mostrou que preciso ter um esquema pré-definido para essas ocasiões (update: o crime não compensa. Enquanto na semana anterior havia perdido 0,5kg, nessa foi apenas 0,1kg. Praticamente nada). Para festa de criança não tem jeito, tenho que comer antes de ir. Dessa vez, entretanto, teria sido mais difícil pois fomos de outro lugar, mas isso foi uma exceção. Para o evento do vinho, podia ter levado uma salada e comido como entrada, o que teria substituído os pães e pastas calóricas. Já tive uma fase assim e funcionou bem. Tenho que voltar a fazer isso.

Quanto às corridas, meu corpo está se adaptando muito bem ao método de treinamento e não sinto qualquer lesão ou desconforto. Tem um treinos de tiros curtos, em especial, que gosto muito! Isso tem que ter um efeito no dia da prova. Estou muito motivado! Basicamente corro 4x por semana, 2x na rua e 2x na esteira, e faço reforço muscular outras 2x. Sei que muita gente não gosta do treino de esteira, mas eu não tenho problema com isso, desde que não seja o longão, né? aí já seria demais. Uma coisa boa é que ela causa menos impacto e, assim, é ótimo para alternar com a corrida no asfalto.

Tenho feito o longão no Maracanã. É perto de casa e fica mais fácil, até porque as distâncias estavam curtas. Agora já começa a aumentar um pouco e aí devo voltar a treinar na Zona Sul, que tem os locais mais interessantes.

Uma coisa que tenho dificuldade é de encaixar treinos com ladeiras nos longões. Tenho incluído uma rampa no treino do maracanã, pela qual da última vez passei 3 vezes, para me acostumar um pouco. Mas tenho receio de fazer treinos realmente mais fortes em ladeira como nas Paineiras ou outro lugar do gênero e me lesionar. O treino em Foz do Iguaçu me deixou com uma dor chata no quadril que consegui reverter sem interromper os treinos, mas que me preocupou. De qualquer jeito, a planilha inclui algumas ladeiras em semanas alternadas que pretendo fazer na esteira, para controlar melhor. Espero ficar mais bem preparado e conseguir incluí-las mais para frente, pois sei que são ótimas para melhorar o condicionamento. Além do quê, é onde tem algumas paisagens das mais bonitas! Além de ótimas companhias!

Semana passada fiz uma massagem e foi muito bom. O mais importante é que estou evoluindo e me sentindo muito bem com meu corpo, sem nenhuma dor de contusão, apenas de forçar mesmo. Afinal, aquela ardida na panturrilha no dia do treino de tiro é boa demais he he!

10 comentários:

  1. tu nem vai acreditar:)
    cliquei no link das ótimas companhias já na coceira pensando que ia encontrar mais alguém que curtisse ladeira, e caí na gargalhada quando vi onde fui parar:)

    quando você falou que estava começando os treinos em ladeira fiquei animadinha, já pensando na estrada da Vista Chinesa, mas aí não demorou pra você dizer que ainda não está pronto:)
    quando estiver: me chama:)

    esse negócio de comida... caraca, esse é meu pronto fraco - ou forte:)
    as férias fizeram a minha corredora do projeto K42 de top correr pra trás rsssss
    mas já voltei a segurar meu bocarrão esfomeado:)
    nunca consegui resistir a uma festa infantil! não tem jeito! sempre enfio o pé na jaca! nos demais eventos eu até consigo... mas nunca levei comida de casa não:) eu procuro me alimentar bem nas outras refeições e na hora do aperreio escolho alguma coisa pra experimentar:) às vezes dá certo:)

    agora, correr um tantinho que seja mais leve é bom demais! e faz a maior diferença!

    tô na torcida!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morri de rir de seu comentário :-) em especial do clique nas "ótimas companhias" ;-)

      Quanto às ladeiras, eu chego lá... só espero que a tempo de te pegar aqui no RJ! Vai dar sim, deixa que eu te falo!

      Acho que com festa de criança não tem jeito, só comer antes de sair de casa! infelizmente as casas de festa não costumam ter comida saudável, com uma ou outra exceção. E com 2 pequenos em casa, tem festa quase todos os fins de semana!

      Eu já estou me sentindo mais leve, mas ainda falta muito!

      bjs
      Sergio

      Excluir
  2. Não existe melhor companhia para encarar as ladeiras ou qualquer outro tipo de terreno, não é? Ahhh essa Elis :)

    Parabéns pelos treinos e pela lesão que desistiu de te acompanhar. Correr bem é o que tem de melhor! O peso daqui a pouco se ajusta, questão de tempo.

    Beijos e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. >>Não existe melhor companhia para encarar as ladeiras ou qualquer outro tipo de terreno, não é?
      é verdade, Adriana!

      Espero podermos treinar juntos no futuro!

      obrigado!
      bjs
      Sergio

      Excluir
  3. Quando tiver outra sessão dessa comilança me chama Sergio. Eu te ajudo a comer e não fica tanto pra você (rsrs)
    Bora subir ladeira meu filho!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sergio!
    Ainda bem que não tenho problemas com peso pois percebi que depois que comecei a correr meu apetite aumentou muuuuito. Procuro priorizar sempre coisas saudáveis, mas algumas escapadelas de vez em quando além de justificáveis dão certo tempero a vida, só não podem virar rotina,rsrsrs.
    Vc esta com uma ótima periodização de treinos. Os de tiro com certeza vão te auxiliar a ganhar velocidade. Eu pelo menos, percebi mudanças significativas nos meus tempos depois que passei a me dedicar mais a eles. Quanto as ladeiras...não é fácil! Mas em compensação nos fazem ganhar muita resistência.
    Parabéns pelos treinos e a dedicação!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Obrigado pelo comentário!
      Meu apetite não aumenta tanto assim, só sinto um pouco mais de fome pela manhã. Mas aí reforço um pouco mais nesse horário e fico bem no resto do dia. O que me dava fome mesmo era a natação... impressionante!
      O que estou achando legal desses treinos de tiros é que são bem mais curtos do que eu estava acostumado, mas bem mais intensos. Estou gostando!
      Mas o resultado só terei em outubro!
      Obrigado novamente,
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  5. Parece que comer é e sempre será o maior dos desafios. Mesmo tendo perdido o lastro, tenho problemas para manter o peso (diz-se emagrecer demais). O problema não é comer de 3 em 3 horas horas, mas comer algo saudável. Comer as guloseimas me provocam mal estar, mas como é difícil resistir.

    Quanto aos treinos em ladeira, cuidado. Acho que minha contusão no quadril teve participação da instabilidade. Abdominais e flexões ajudaram a fortalecer o core e nunca mais senti dores. No ritmo que treinas e com a musculação, você vai chegar voando na Athenas.

    Agora estou sonhando com uma boa massagem do lado de cá da ponte.

    Boas passadas.

    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, companheiro. Te mandei um email sobre as ladeiras.

      Quanto às massagens, uma opção é você fazer no centro, quando sair do trabalho. Acredito que haja boas opções por aqui.

      grande abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...