Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alguém ainda acredita em correção de pronação?

O título é para provocar mesmo. Cada vez leio mais e mais. De fato, estamos em um momento onde existe muita incerteza sobre diversas questões relativas à melhor forma de correr, por falta de artigos científicos não enviesados que tenham conclusões válidas. Algumas polêmicas já relatei aqui, aqui e aqui.

Mas uma coisa já é praticamente certa. Todo o conceito de comprar tênis baseado na pisada, se supinada, neutra ou pronada, não serve para nada e acredito que com o tempo será abandonado. Hoje fico em uma situação difícil quando algum amigo vem me dizer que vai começar a correr, mas que antes precisa descobrir sua pisada para comprar o tênis. Dizer o quê numa hora dessa?

Esse blog explica muito bem porque não se deve dar importância a isso. Suas principais conclusões:

  1. Pronação não é um bom indicador de contusão
  2. as pessoas não se alinham da mesma maneira. O conceito de "alinhamento normal" é específico para cada pessoa
  3. a forma do pé não é um indicador da sua função dinâmica. O teste da "pisada molhada" para identificar tipo de pisada na corrida basicamente não faz nenhum sentido
  4. há muito pouca investigação científica sobre a relação entre tênis de corrida e prevenção de contusões. Solas grossas reduzem a velocidade e magnitude da pronação, mas fazem isso aumentando a carga vertical (maior impacto). A vantagem do tênis de corrida com amortecimento é provavelmente um mito.
Esse não é o único blog que trata do assunto.

12 comentários:

  1. Bem acreditar eu não acredito. Acredito que podemos remediar, usando tênis adequados..acho que por enquanto o minímo que podemos fazer.

    Que bom que você fez a compra da Road Id, uma compra inteligente como o próprio site diz. Temos mais segurança assim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Dart,
    Obrigado pelo comentário! acho que a pulseira é uma boa sim. Segurança em primeiro lugar...
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. oi, sérgio!!!

    também acho que dá pra gente se dar bem correndo com qualquer pé, e até sem eles;)

    um ortopedista com quem me consultei em brasília em 2008 (eu havia torcido o tornozelo correndo na grama) me disse algo como: às vezes a gente tenta corrigir alguma coisa no pé, e só consegue é arrumar uma lesão no joelho! falou isso porque eu havia perguntando se poderia usar palmilhas para melhorar minha pisada...
    no lugar de me mandar usar palmilhas, me mandou fortalecer os pés!

    talvez a gente só precise mesmo é fortalecer os pés, e o corpo de um modo geral, variar o terreno e tentar trabalhar a postura e o modo como pisamos... os tênis ficariam apenas como o detalhe, e não a solução!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Elis,
    acho que seria muito estranho que uma grande quantidade de seres humanos tivessem um pé propenso a ter contusões de corrida. Nosso pé é uma peça anatômica perfeita e extremamente complexa. Ele se adapta bem às diferentes condições! acho que seu último parágrafo diz tudo! Concordo plenamente!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Oi novamente, Sérgio. Desculpe-me, mas desta vez escrevi um bocado. Me empolguei com o assunto.

    Meu raciocínio vai na mesma direção da Elis. Acho que um corredor passa por estágios diferenciados na sua evolução e os fabricantes sabem disso. Tanto que os tênis de auto-desempenho são mais leves e possuem menos amortecimento. Mas acho que os tênis com mais amortecimento tem papel fundamental na vida do iniciante. Um corpo despreparado para o impacto e utilizando um tênis de pouco amortecimento indubitavelmente levará o iniciante a uma canelite (no mínimo). Não quero bancar o profeta, mas é quase uma tradição conversar com iniciantes que sente a maldita dorzinha na canela nas primeiras semanas.
    O segundo momento é quando o corpo começa a suportar uma carga maior de exercícios e as distâncias continuam crescendo. Quando cheguei neste ponto resolvi refazer meu teste da pisada (aquele da prancha que mede a intensidade da pisada) e para minha surpresa saí de leve pronação para uma pisada neutra! Para mim só tinha uma explicação: minha evolução técnica modificando a forma de pisar. Aprendi a distribuir o meu peso, evitando concentrar esforço em alguma parte específica. Quero ainda realizar um teste de pisada que apenas a Asics me proporcionou. Eles filmaram meus pés correndo e informaram a leve pronação, baseada na angulação do tornozelo no ato da pisada. Achei vídeos semelhantes no you tube explicando a diferença entre as pisadas e achei pertinente os comentários (assim como o da pessoa que me atendeu no estande da Asics). Sinceramente achei este teste mais embasado do que o da pisada da prancha de intensidade, mas não sou especialista do assunto e minhas observações são basedas em percepções e experiência. Infelizmente ainda não encontrei um ortopedista que entenda as necessidades de um esportista (e principalemente um corredor). Não aguento mais visitar consultórios, onde o embromation seja utilizado para justificar a consulta e que conselhos seja apenas reativos e recomendando repouso e anti-inflamatórios.
    O último estágio do corredor é quando percebemos que o peso do tênis começa a atrapalhar nosso desempenho e buscamos calçados cada vez mais leves. Acho que você teve que pular uma etapa neste processo por causa de sua contusão, mas acho que este é o caminho para todos os corredores. A evolução vai em direção aos tênis mais leves, ou minimalistas.
    Abraço e boas passadas à todos.

    ResponderExcluir
  6. André,
    Obrigado pelo comentário. Isso é muito pessoal, cada um tem a sua verdade. Você já leu o livro Nascido para Correr? Recomendo.
    Não creio que os tênis com amortecimento tem qualquer vantagem em qualquer corredor, mesmo iniciante. O problema que você citou, da dor na canela, é realmente muito comum, mas, na minha (humilde) opinião, não é causado por um corredor iniciante correr com tênis sem amortecimento. É, sim, causado por correr pisando primeiro com o calcanhar usando qualquer tênis. Correr assim provoca potenciais problemas no joelho, canelites e fascites. Nosso calcanhar não foi feito para absorver impacto da corrida. Durante todo nosso processo de evolução não corríamos assim, mas sim pisando primeiro com o meio do pé até a invenção do tênis com amortecimento pela Nike no início dos anos 70. O tênis com amortecimento no máximo ameniza o impacto um pouco. O ideal para mim é já começar do jeito certo, com um tênis mínimo, e se forçando a dar mais de 90 passadas por minuto. E bem aos poucos, pois o corpo, após anos usando sapatos, perdeu parte da força necessária nos tendões e músculos. Se você tem facilidade de ler em inglês, o blog runblogger.com é uma ótima referência. Também acabei me alongando muito, mas sou apaixonado pelo tema...
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Sérgio,
    Também sou um humilde curioso em busca de informações para fazer com qualidade este esporte apaixonante. Concordo com suas colocações e serve de alerta neste mundo em constante transição. Afinal, acreditamos na "verdade" até uma nova nos seja dita. Mas concordo que o tênis nos forç a um movimento não natural para correr.
    Já vi comentários positivos sobre o livro em vários lugares. Vou comprá-lo com certeza e visitar o site que me recomendastes.
    abraço

    ResponderExcluir
  8. André,
    bacana, muito bom ter você entre os leitores do blog. Espero que ainda possamos trocar muitas ideias sobre o tema. Infelizmente tem muita gente preocupada em bater seus recordes pessoais, mas poucas que se interessam pela forma de correr.
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Sérgio
    Trouxe mais uma polêmica para seu blog. Participando de sites e comunidade é visível que a maioria das pessoas inicia treinos, ou melhor simplesmente correr, sem a devida assistência. Desta forma a propensão a lesões se torna ainda mais alta, pois a ausência de técnica para correr, conciliada com o baixo preparo físico transformam o corpo em uma vitima do próprio iniciante. Então, me pergunto: será que os tênis com amortecimento não serviriam para previnir contusões? :-)
    Isso é muito bom! Espero sua réplica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. André,
    é uma boa pergunta. O ideal para quem está começando seria dar trotes descalço para aperfeiçoar a forma e depois, se desejar, começar a usar tênis minimalista. Mas é claro que pouca gente quer começar assim, porque não conhece ou não concorda com os benefícios. Eu mesmo se fosse começar agora, sem conhecer nada, iria fazer que nem todo mundo, procurar uma loja, ver meu tipo de pisada, procurar tênis com amortecimento etc... mas é complicado para mim dizer que devemos usar os tênis com amortecimento para tratar de algo que está sendo feito desnecessariamente de forma errada. Seria como recomendar que os refinadores de cocaína evitassem misturar outras substâncias na droga. Bom mesmo é parar de refinar. Nesse caso, bom mesmo é utilizar o dinheiro que é usado para pesquisa de tipo de amortecimento em uma campanha para estimular as pessoas a pararem de pisar com o calcanhar quando correm, a andar descalças em casa o tempo todo, esse tipo de coisa. Acho que é melhor a pessoa, ainda que desinformada, correr com tênis sem amortecimento nenhum. No início ela terá mais dores, mas no longo prazo ela vai acabar corrigindo a postura naturalmente. É muito difícil alguém correr pisando primeiro com o calcanhar usando um tênis sem amortecimento nenhum!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Muito confusa! Quero começar a correr(amadora), estou confusa com relação a calçados.Meu ortopedista me recomendou um sapato para pé pronador.Mas, sempre usei para praticar esportes, tenis com pisada neutra.Estou caminhando em ritmo acelerado pra depois iniciar corrida.Não sinto nenhuma dor em articulações por conta do meu tenis.Quero troca-lo pq ele está ficando velho.È um Fila, bem leve, muiiiito confortável.Não sei se sigo meu instinto ou se compro o super caro que ele recomendou.:/ #medo de contusão e de piorar minhas hiper-lordose e escoliose.
    Amei o Blog, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura,
      Não me sinto confortável para contradizer o que o médico disse, inclusive por não ter formação na área.
      Apenas me pergunto se ele está atualizado em relação aos estudos acadêmicos dos últimos 3 anos na área...
      eu não iria nessa direção...
      abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...