Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Melhor treino de todos os tempos

Sempre achei que a corrida fosse um esporte solitário. Não creio mais nisso.

É claro que a base da melhoria da performance, com os treinos de qualidade, precisa ser feita individualmente, já que cada um tem seu pace, sua disponibilidade de tempo e seu lugar para treinar. Tudo certo.

O longão entretanto, não precisa ser assim. Para mim isso está provado nos domingos em que tenho treinado com amigos, nos preparando para a Meia Maratona. Tem sido sensacional! Ontem, corri com o Guilherme e o Bruno.

Bruno correu pela primeira vez conosco, espero que tenha sido a primeira de muitas vezes. Sua presença veio animar ainda mais nosso treino, nos acompanhou até o quilômetro 5, continuou correndo até completar uma volta na Lagoa (7.5 k) e depois gentilmente nos esperou, arriscando a ter que se explicar à esposa sua demora. he he Ele tem uma rotina (ou falta de) de trabalho difícil de administrar, o que não permitirá participar todas as semanas, mas pretende ir sempre que possível! Seja muito bem vindo!

Guilherme foi mais uma vez meu grande incentivador. Eu pretendia correr por 13,5k, mas aí, já viu, né? Quem corre 13,5, corre 14, e como a volta na Lagoa como disse antes tem 7,5k, quem corre 14 corre logo 15 e dá duas voltas, não é, não, Guilherme?! he he Sou muito disciplinado nos treinos, mas dessa vez não resisti. Estava me sentindo tão bem que fui além da meta, e sem sofrimento. Fui em um pace confortável, completando com média de 5'41"/km e, o que é melhor, sem dores nem após nem no dia seguinte.

Creio que minha evolução tem se devido também à melhora de qualidade dos treinos, já que, como não estou sentindo qualquer dor ou desconforto tenho acelerado mais. Na semana passada fiz dois bons treinos, um de ritmo e um fartlek muito bom.

Guilherme correu 19k, e já está pronto para a meia. Ele gostaria de correr a da Ponte, mas como seria sua estréia, ele não deve conseguir se inscrever (o motivo está explicado aqui). Parabéns a ele por toda a evolução nesse tempo!

Meus treinos da semana:

2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: Terça fartlek puro ritmo forte - tempo total 40 minutos
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Quinta ritmo: 5' aquec + 11' a 5'30"/k + 11' a 5'15"/k + 11' a 5'/km + 5' desaq
6ª feira: spinning + musculação
sábado: off
domingo: longão - lagoa, asfalto (15k, 1h25'29")

Abraço a todos.

15 comentários:

  1. Sérgio vocês estão muito casca grossa. Acompanhei vocês até o Km 5, mas pra mim foi puxado demais. Pra ter idéia, foi meu PR nos 5Km (00:28:03) e meu Km mais rápido 005:23. E hoje estou com o tendão de aquiles bem dolorido. Tirando isto foi legal mesmo. Vou me esforçar para encontrar vocês de novo, mas você sabe como é complicado. Em casa foi tranqüilo, toda a tropa ainda dormia. Timing perfeito. Abração

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Sergio, pela semana de treinos, pelo longão e por agregar a eles os amigos. Como você sabe, é um hábito que temos por aqui também e que recomendamos até mesmo como ferramenta de produtividade. É importante aprender e saber correr de forma solitária, porque muitas vezes as corridas assim são... Mas que treino longo com amigos rende mais e é muito mais prazeroso, isso acho que poucos contestam.

    Abraço e boa semana!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Fábio! sem dúvida acompanho os treinos da sua equipe e acho um grande barato. Tenho esperança de, com o tempo, ir agregando mais gente na turma.
    Concordo plenamente com tudo que você disse. Cada treinos tem seu atrativo. Acho o treino coletivo ótimo especialmente para o longão.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Sérgio vocês estão muito casca grossa. Acompanhei vocês até o Km 5, mas pra mim foi puxado demais. Pra ter idéia, foi meu PR nos 5Km (00:28:03) e meu Km mais rápido 005:23. E hoje estou com o tendão de aquiles bem dolorido. Tirando isto foi legal mesmo. Vou me esforçar para encontrar vocês de novo, mas você sabe como é complicado. Em casa foi tranqüilo, toda a tropa ainda dormia. Timing perfeito. Abração

    ResponderExcluir
  5. Bruno,
    rapaz, o ritmo é o de menos. Dessa vez estávamos só eu e Guilherme além de você, e daí pode ter concluído que nosso ritmo é aquele. Mas cada um faz seu pace. Foi um grande prazer tê-lo participando, aos poucos você vai evoluindo. Importante é melhorar sem contusões. Que bom que o timing foi perfeito, esperamos você em outras oportunidades!
    gande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Belo treino Sérgio.
    Acho até que se você ir seguindo essa progressão de treinos a sua tão sonhada maratona para 2012 pode ser antecipada para 2011, não dá não??? hehe
    Abraço, bons treinos e obrigado pelo comentário lá no meu blog.
    Valeu.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sérgio,
    Nem parece aquele cara cheio de dores do ano passado, procurando a melhor maneira de correr...
    Nesse ritmo de treino você chegará a maratona rapidinho, pois a meia você já garantiu. Quando chega nesse ponto em que correr 15 km não deixa canelite e outras inflamações decorrentes, é porque o negócio já está consolidado.
    Parabéns!!!
    Ano passado estive no RJ quando desabou aquele temporal. Aí, o meu desejo de correr na Lagoa foi para o beleléu. O lugar é lindo!
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  8. Grande Gilmar,
    Muito obrigado! Você não sabe como suas palavras tem sido importantes.
    Pois é, rapaz, até eu mesmo estou achando difícil de acreditar. Ano passado cheguei a ficar com dores preocupantes em 3 lugares diferentes das pernas simultaneamente. Cheguei a pensar em tudo, até em ter dúvida se eu realmente ia conseguir progredir. Hoje eu vejo que tudo foi uma evolução do corpo e da mente, creio ter aprendido muito sobre meus limites e sobre a técnica de corrida que funciona para mim. O reforço muscular e o cross training também tem sido muito importantes. Encontrei uma rotina boa.
    Quanto à maratona, sem dúvida daria para antecipar para esse ano, tudo continuando bem. Mas pretendo no segundo semestre melhorar ainda mais meu ritmo para, quando focar mais no treinamento da maratona, não precisar fazer treinos tão longos.
    Espero vocês por aqui na Maratona do RJ. Se você vier antes, não deixe de me avisar de jeito nenhum, hein?! Quem sabe marcamos um treino na lagoa?
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Grande Tutta,
    Obrigado rapaz! Pois é, até daria para antecipar. Mas como falei ali ao Gilmar, estou sendo conservador. Quero conseguir correr um pouquinho mais rápido antes de treinar para a Maratona...
    abraçõa,
    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Olá meu Caro,

    Agradeço ao comentário no meu Blog e pelo convite dos treinos em conjunto.

    Vms sim correr por aí, mas antes estou me preparando e percebi duas necessidades.. uma de comprar um tenis mais adequado para meu peso e formato do pé e outra a de finalizar os exames médicos.


    Ficarei horando de receber umas dicas de quem conseguiu se superar assim.

    Realmente vc disse tudo. A corrida de nada é individual, para falar a verdade é uma atividade tão agregadora que dá gosto de ver a união e a força entre as pessoas que praticam.. um dos motivos que me estimularam a começar essa atividade.


    ah, te adicionei seu blog no meu como um dos favoritos.

    Abraços!

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Jackson,
    Obrigado pela gentileza! estou acompanhando com interesse sua história, tenho certeza que você logo será um exemplo. É isso aí, não deixe de ir no médico antes para não correr riscos desnecessários. O segredo de tudo é a moderação. Eu já fui muito afoito, e com o tempo aprendi a evoluir devagar. Espero você nos treinos quando se sentir capaz.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Olá Sérgio, também comecei a perceber alguma melhora quando comecei os treinos de qualidade.

    Parabéns pelo resultado!

    Boas Corridas!
    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Alessandro. Impressionante a diferença que faz, né?!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. oi, sérgio!!!

    parabéns pelos treinos!
    também amo fazer longão com amigos! é tão melhor! tão mais divertido e motivador!
    estou com um esquema de treinos parecido com o seu... a diferença é que por conta da lesão só tenho corrido na esteira, e nada de longões, infelizmente rssssss

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Elis!! tudo bem? que bom que você está conseguindo seguir treinando, ainda que em uma rotina adaptada. Parabéns pela perseverança!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...